Sociedade | 18-11-2018 12:30

Hospital Vila Franca de Xira é dos mais eficientes e com melhor resposta clínica do país

Hospital Vila Franca de Xira é dos mais eficientes e com melhor resposta clínica do país

Unidade gerida pela José de Mello Saúde alcançou bons resultados em várias avaliações

Se adoecer num dos cinco concelhos servidos pelo Hospital Vila Franca de Xira saiba que está em boas mãos. Unidade voltou a ser considerada uma das melhores do país e das mais eficientes para o Serviço Nacional de Saúde.

O Hospital Vila Franca de Xira, gerido pela José de Mello Saúde em regime de parceria público-privada, está novamente entre os melhores hospitais do país na área da excelência clínica, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos. Os dados são do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS), responsabilidade da Entidade Reguladora da Saúde.

O Hospital Vila Franca de Xira recebeu a classificação máxima de Excelência Clínica, nas áreas de Cirurgia de Ambulatório; Cirurgia Geral - Cirurgia do Cólon; Neurologia - Acidente Vascular Cerebral e Obstetrícia - Partos e Cuidados Neonatais.
O SINAS atribuiu também a classificação de Excelência Clínica de nível 2 (duas estrelas) às áreas de Ginecologia; Pediatria – Pneumonia; Pediatria – Aleitamento Materno; Ortopedia – Artroplastias; Ortopedia – Fraturas; Unidade de Cuidados Intensivos; Avaliação da Dor Aguda; Tromboembolismo Venoso (TEV) e Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM).

“Os resultados desta avaliação, à qual o Hospital Vila Franca de Xira aderiu voluntariamente, consubstanciam a visão de se afirmar como uma referência nacional pela qualidade, eficiência e segurança do serviço prestado às populações que serve”, refere Pedro Bastos, presidente da Comissão Executiva daquele hospital.
Para o responsável, estar entre os melhores hospitais do país demonstra que os cuidados de saúde prestados naquela unidade de saúde e a competência dos profissionais que nele trabalham “tem sempre com o propósito de prestar os melhores cuidados de saúde à população”.

No top 5 dos mais eficientes

O Hospital Vila Franca de Xira, juntamente com o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, Hospital de Braga (também gerido pela José de Mello Saúde), Centro Hospitalar Universitário de São João e o Instituto Português de Oncologia do Porto, está entre as unidades de saúde mais eficientes em 2017, segundo dos dados da Administração Central dos Sistemas de Saúde (ACSS).

Dentro das suas categorias, foram os que conseguiram um menor custo por tratamento de doente padrão, sem colocar em causa a resposta ao tratamento nem o tempo de intervenção. Ou seja, se todos os outros hospitais do país seguissem o exemplo destas cinco unidades, o Estado pouparia perto de 727 milhões de euros por ano.

O Hospital Vila Franca de Xira teve um custo por doente padrão de 2.653 euros, melhor que o Santa Maria em Lisboa (2.740) ou o Centro Hospitalar de Leiria (2.828 euros).

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo