Isaura Morais esteve nos estúdios da TVI para discutir projecto inovador de Rio Maior
Autarca esteve com o secretário de Estado da Educação, João Costa, e o director do Agrupamento do Agrupamento de Escolas de Rio Maior, Paulo Almeida.
A presidente da Câmara de Rio Maior, Isaura Morais, juntamente com o secretário de Estado da Educação, João Costa, e o director do Agrupamento do Agrupamento de Escolas de Rio Maior, Paulo Almeida estiveram na quarta-feira, 20 de Dezembro, estiveram nos estúdios da TVI.
Em debate esteve o projecto ActiveLab. Um programa educativo inovador que utiliza novas estratégias e novos recursos e que o Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva de Rio Maior foi um dos pioneiros do país a introduzi-lo. O ActiveLab da escola sede do Agrupamento Fernando Casimiro Pereira da Silva foi inaugurado no dia 25 de Maio de 2016. Seguiu-se, em 10 de Maio de 2017, a inauguração das salas do futuro no Centro Escolar n.º 2 de Rio Maior e no Centro Escolar Poeta Ruy Belo, em São João da Ribeira, apadrinhadas, respectivamente, pela presidente da Câmara de Rio Maior, Isaura Morais, e pelo professor Fernando Franco.
O Agrupamento Fernando Casimiro é igualmente um dos seis, a nível nacional, a integrar os Projectos-Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP), com uma duração de três anos, no final dos quais, e depois de avaliação, se decidirá sobre a sua extensão a outras escolas. Os PPIP “visam actuar de um modo preventivo no percurso escolar dos alunos”, possibilitando às escolas organizar as turmas de forma diferente, mudar o calendário escolar, substituindo os três períodos por dois semestres, reformulando os modelos de avaliação, alterar a duração das aulas, entre outras medidas para eliminar o abandono e o insucesso escolar.
Em Maio do ano passado (ver edição de 11 de Maio de 2017) O MIRANTE entrevistou o director do Agrupamento do Agrupamento de Escolas de Rio Maior, Paulo Almeida. Na altura, o director do agrupamento destacava que a Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira (Rio Maior) foi a oitava a criar uma sala do futuro, apetrechada com moderna tecnologia e onde a formação está centrada no aluno e a sala pode ter a configuração que se queira, consoante as necessidades educativas.