Sociedade | 20-12-2018 15:00

Isaura Morais esteve nos estúdios da TVI para discutir projecto inovador de Rio Maior

Isaura Morais esteve nos estúdios da TVI para discutir projecto inovador de Rio Maior
foto DR

Autarca esteve com o secretário de Estado da Educação, João Costa, e o director do Agrupamento do Agrupamento de Escolas de Rio Maior, Paulo Almeida.

A presidente da Câmara de Rio Maior, Isaura Morais, juntamente com o secretário de Estado da Educação, João Costa, e o director do Agrupamento do Agrupamento de Escolas de Rio Maior, Paulo Almeida estiveram na quarta-feira, 20 de Dezembro, estiveram nos estúdios da TVI.

Em debate esteve o projecto ActiveLab. Um programa educativo inovador que utiliza novas estratégias e novos recursos e que o Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva de Rio Maior foi um dos pioneiros do país a introduzi-lo. O ActiveLab da escola sede do Agrupamento Fernando Casimiro Pereira da Silva foi inaugurado no dia 25 de Maio de 2016. Seguiu-se, em 10 de Maio de 2017, a inauguração das salas do futuro no Centro Escolar n.º 2 de Rio Maior e no Centro Escolar Poeta Ruy Belo, em São João da Ribeira, apadrinhadas, respectivamente, pela presidente da Câmara de Rio Maior, Isaura Morais, e pelo professor Fernando Franco.

O Agrupamento Fernando Casimiro é igualmente um dos seis, a nível nacional, a integrar os Projectos-Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP), com uma duração de três anos, no final dos quais, e depois de avaliação, se decidirá sobre a sua extensão a outras escolas. Os PPIP “visam actuar de um modo preventivo no percurso escolar dos alunos”, possibilitando às escolas organizar as turmas de forma diferente, mudar o calendário escolar, substituindo os três períodos por dois semestres, reformulando os modelos de avaliação, alterar a duração das aulas, entre outras medidas para eliminar o abandono e o insucesso escolar.

Em Maio do ano passado (ver edição de 11 de Maio de 2017) O MIRANTE entrevistou o director do Agrupamento do Agrupamento de Escolas de Rio Maior, Paulo Almeida. Na altura, o director do agrupamento destacava que a Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira (Rio Maior) foi a oitava a criar uma sala do futuro, apetrechada com moderna tecnologia e onde a formação está centrada no aluno e a sala pode ter a configuração que se queira, consoante as necessidades educativas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo