Sociedade | 31-12-2018 10:00

Feriados de 2019, fins-de-semana prolongados e pontes

Feriados de 2019, fins-de-semana prolongados e pontes
foto DR

O MIRANTE espreitou o calendário de 2019 e tem boas notícias. Entre feriados nacionais e municipais há oito oportunidades de fim-de-semana prolongado e cerca de uma dezena de pontes possíveis.

Tal como em 2018, há três feriados nacionais que permitem gozar um fim-de-semana mais alargado, são eles a Sexta-feira Santa (a 19 de Abril), o Dia de Portugal (10 de Junho, segunda-feira) e o Dia de Todos os Santos (na sexta-feira, 1 de Novembro).

Se contabilizarmos os feriados municipais as hipóteses de um fim-de-semana prolongado aumentam consideravelmente: Tomar comemora o feriado municipal a 1 de Março, sexta-feira; Vila Franca de Xira assinala o dia do município a 17 de Maio, sexta-feira; Constância e Mação partilham o dia 22 de Abril, segunda-feira; enquanto em Abrantes se comemora o feriado municipal a 14 de Junho, sexta-feira.

Para alguns munícipes os feriados não trazem grande alegria em 2019, uma vez que coincidem com o fim-de-semana, são os casos de Coruche (no sábado, 17 de Agosto), Sardoal (domingo, 22 de Setembro) e Entroncamento (domingo, 24 de Novembro).

Em Santarém e Alpiarça os feriados municipais assinalam-se à terça-feira, nos dias 19 de Março e 2 de Abril, respectivamente. Rio Maior celebra o feriado municipal a 6 de Novembro, uma quarta-feira. Mas o dia mais popular em termos de feriado municipal na região é, sem dúvida, a quinta-feira 30 de Maio. O Dia da Espiga ou Festa da Ascensão é comemorado em Alcanena, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Golegã, Salvaterra de Magos e Torres Novas.

Em 2019 há ainda a assinalar mais dois feriados municipais, na região, à quinta-feira, são eles o 13 de Junho, Dia de Santo António, celebrado em Ferreira do Zêzere e em Vila Nova da Barquinha, e o 20 de Junho, comemorado em Ourém, todos representam boas oportunidades de ponte.

A nível nacional, depois do 1 de Janeiro à terça-feira, com tolerância de ponto para os funcionários públicos, segue-se um ano com 12 feriados nacionais obrigatórios, os três referidos no início e que permitem alargar o fim-de-semana, quatro que coincidem com o fim-de-semana: além do domingo de Páscoa (a 21 de Abril), há a Implantação da República (no sábado, 5 de Outubro), a Restauração da Independência (no domingo, 1 de Dezembro) e o Dia da Imaculada Conceição (também a um domingo, 8 de Dezembro). E outros quatro que podem resultar em eventuais pontes uma vez que se assinalam à terça e à quinta-feira. O Carnaval, feriado facultativo, celebra-se a 5 de Março, terça-feira, o 25 de Abril, o Corpo de Deus (20 de Junho) e a Assunção de Nossa Senhora (15 de Agosto), coincidem com quintas-feiras.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo