Sociedade | 11-01-2019 10:00

Foguetório de Ano Novo faz mazelas no canil do Cartaxo

Presidente da Associação de Protecção aos Animais Abandonados do Cartaxo diz que três cães morreram devido ao estrépito dos foguetes.

O presidente da Associação de Protecção aos Animais Abandonados do Cartaxo (APAAC), Veladimiro Elvas, diz que foguetes lançados por particulares durante a passagem do ano estão na origem da morte de três cães nessa noite no canil municipal, em Vila Chã de Ourique, que é gerido pela APAAC. Um dos cães terá morrido de ataque cardíaco e outros dois terão sido mordidos até à morte por outros animais.

Veladimiro Elvas refere que dois dias antes da passagem de ano já tinha previsto a situação, mas era impossível que a associação a impedisse. “Sempre tivemos aqui ao lado do canil um terreno com árvores que abafava o som. Este ano a câmara limpou tudo, fazendo com que o som dos foguetes ficasse mais estridente”, explica o presidente da APAAC.
O caso ocorreu na madrugada de 1 de Janeiro. Foi só de manhã que Veladimiro Elvas deu conta das mortes dos animais. Diz que não está contra os foguetes, apenas alerta que os animais sofrem mais com o som e deve haver alguma prevenção. “Os donos podem tapar os tímpanos, mas aqui não era possível”, acrescenta.

O MIRANTE questionou sobre o assunto o presidente do município, Pedro Ribeiro, mas o autarca disse apenas não ter qualquer conhecimento da situação e que os foguetes costumam ser lançados em propriedade privada.
O canil municipal do Cartaxo, situado numa das ruas transversais à avenida principal da Zona Industrial de Vila Chã de Ourique, tem actualmente 70 cães. As instalações originais foram erguidas pela APAAC em 1993. É composto por 50 boxes com diferentes capacidades. Há ainda boxes para animais em quarentena, por onde todos os animais recolhidos ou entregues no canil passam obrigatoriamente, e boxes para animais infectados com raiva.

Desde Outubro de 2006, o canil que a APAAC ergueu passou a ser o espaço do canil municipal do Cartaxo, acrescentado com novas infra-estruturas. Como secretaria, sala de reuniões, sala para crianças de escolas que visitam o canil, além de casas de banho, refeitório, sala de tratamentos e gabinete do veterinário.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo