Sociedade | 12-01-2019 10:00

Auditório do Ateneu Vilafranquense já tem alvará emitido

Auditório do Ateneu Vilafranquense já tem alvará emitido

Situação permite legalizar o edifício inaugurado em 2004.

O auditório do Ateneu Artístico Vilafranquense (AAV), a maior sala de espectáculos de Vila Franca de Xira, já tem alvará de utilização emitido. A situação vem colocar um ponto final num imbróglio urbanístico que já durava há vários anos e que, na prática, ditava que o edifício fosse clandestino. A novidade foi deixada a O MIRANTE pelo presidente da direcção do Ateneu, José Luís Ferreira, na tarde de sexta-feira, 11 de Janeiro. “Fomos levantar o alvará de utilização do edifício aos serviços municipais e com isto fecha-se um longo ciclo e abre-se um novo futuro para o Ateneu. O sentimento que temos é de satisfação e também de homenagem a todos os que ao longo dos anos se dedicaram ao Ateneu”, explica.

Com o alvará emitido a colectividade pode agora acolher, ainda com mais conforto, todos os que a visitam, porque para o documento ser emitido tiveram de ser concretizados um conjunto de obras de melhoria que orçaram em perto de 40 mil euros. Verba apoiada pela Câmara de Vila Franca de Xira através de uma proposta de apoio extraordinária já aprovada em reunião de câmara e assembleia municipal. “A concretização disto só foi possível graças a toda a equipa do Ateneu e ao município que reconheceu o trabalho de parceria e a dedicação do Ateneu”, reforça o dirigente.

As obras permitiram dotar o edifício de um novo sistema contra incêndios e também um novo sistema de ventilação e ar condicionado (AVAC), já que até hoje o auditório não era climatizado. Foi também instalado um novo sistema de detecção de incêndios e foi reformulado todo o sistema eléctrico. “No final tivemos uma firma que nos certificou todos os trabalhos realizados. Estamos perante um virar de página na vida do Ateneu e o arranque de um novo ciclo, indo de encontro ao plano que traçámos de desenvolvimento e crescimento do Ateneu”, explica José Luís Ferreira.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo