Sociedade | 16-01-2019 15:00

EN114 em Santarém à espera dos inclinómetros

EN114 em Santarém à espera dos inclinómetros

Instalação desses instrumentos é fundamental para monitorizar a estabilidade da encosta de Santa Margarida e garantir a reabertura da estrada em segurança.

A empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP) tem em curso os procedimentos necessários com vista á instalação de inclinómetros na encosta de Santa Margarida, em Santarém, que permitirão aferir se os terrenos estão estáveis por forma a permitir a reabertura do troço da EN111 entre a cidade e a ponte D. Luís. Um trajecto que está encerrado desde Agosto de 2014, devido a um deslizamento de terras.

Em resposta a questões colocadas por O MIRANTE, e sem adiantar uma data prevista para a reabertura desse troço de estrada, a IP refere que o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) emitiu um parecer no sentido de que a EN114 apenas poderá reabrir quando a encosta contígua à estrada se considerar estabilizada, importando assegurar que tal facto se dê como verificado.

A monitorização da encosta de Santa Margarida será feita através desses instrumentos designados inclinómetros, que a IP se dispôs a instalar. “Na posse dos elementos obtidos pelos inclinómetros e após parecer favorável do LNEC, que confirme a estabilização da encosta, a estrada poderá ser reaberta”, diz a Infraestruturas de Portugal sem adiantar previsões de datas.

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), tem remetido para a IP a responsabilidade pela reabertura dessa estrada nacional, sublinhando que o município concluiu no final do Verão passado as obras identificadas como necessárias para suster a encosta e garantir a segurança na via, situação que, afirmou, está atestada pelos técnicos do município.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo