Sociedade | 01-02-2019 12:30

Fogo controlado em Benavente em Fevereiro

Fogo controlado em Benavente em Fevereiro
QUEIMA
foto DR

A operações têm como objectivo a gestão do combustível florestal.

Duas de oito parcelas, numa área de 35 hectares de eucaliptal da Herdade de Vale de Estacas, entre Benavente e Santo Estêvão, foram objecto de uma operação de fogo controlado na manhã de sábado, 26 de Janeiro. A operação teve como objectivo a gestão do combustível florestal, em particular sobrantes do abate dos eucaliptos, através da sua eliminação pela queima e, com isso, garantir o cumprimento das normas preventivas da Defesa da Floresta Contra Incêndios, explica o município em comunicado. As operações de fogo controlado vão continuar durante o mês de Fevereiro, em particular nos dias 9 e 10 e contarão com o apoio da Brigada de Sapadores Florestais criada pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.

A última operação serviu, em simultâneo, para a melhoria do entrosamento dos corpos de bombeiros envolvidos, manutenção das qualificações dos bombeiros credenciados como operacionais de queima, familiarização dos bombeiros mais novos com o ambiente real de um incêndio e, para os mais experientes, aperfeiçoamento do treino e aprofundamento de competências no combate a incêndios rurais.

Foi, segundo a câmara, dada especial ênfase à segurança e análise da evolução do comportamento do fogo, devido às variáveis meteorológicas, e procedimentos e técnicas a adoptar face a essa evolução. A operação foi efectuada com duas equipas de queima a trabalhar em simultâneo, cada uma composta por 12 bombeiros, quatro pinga-lumes e dois veículos de combate a incêndios. Uma das equipas foi liderada pelo comandante José Nepomuceno, dos Bombeiros de Benavente e outra pelo engenheiro florestal Luis Gonçalves, Técnico de Fogo Controlado. Também esteve envolvido na operação o comandante dos Bombeiros de Samora Correia, Miguel Cardia. No total estiveram envolvidos 28 bombeiros e nove veículos dos bombeiros de Benavente, Samora Correia, Salvaterra de Magos e Alcochete.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo