Sociedade | 11-03-2019 07:00

Reparar para não ir parar ao lixo no Sardoal

Reparar para não ir parar ao lixo no Sardoal
SUSTENTABILIDADE
foto DR

A 16 de Março há nova edição do Café ConSerto, um espaço de partilha de saberes onde peças de vestuário, bicicletas, brinquedos, pequenos electrodomésticos e telemóveis ganham nova vida.

O Café ConSerto Portugal volta ao Sardoal para a segunda edição. O encontro informal de cidadãos preocupados com os desafios da sustentabilidade e empenhados no fortalecimento das comunidades locais e na educação para a cooperação e para a cidadania ecológica tem percorrido todo o país e regressa ao Espaço Partilhado para as Artes e Ofícios do Centro Cultural Gil Vicente, no Sardoal, a 16 de Março.

Entre as 15:00 e as 18:00 há tempo para reparar peças de vestuário, bicicletas, brinquedos, artigos em madeira, pequenos electrodomésticos, telemóveis, etc., com direito a um lanche oferecido pela organização.

O Café ConSerto Portugal é um movimento cívico de cidadania ecológica criado recentemente e inspirado nos Repair Cafés que surgiram na Holanda. Estes encontros têm como ponto de partida as preocupações com a economia circular e com a redução do desperdício e do lixo, neles os cidadãos trazem artigos diversos que necessitam de restauro ou reparação e aprendem em conjunto a dar uma segunda oportunidade a objectos que de outra forma iriam parar ao lixo. A participação é gratuita.

A primeira edição do Café ConSerto no Sardoal aconteceu a 17 de Novembro de 2018 e practicamente tudo o que apareceu foi de alguma maneira resolvido”, conta Rui Vieira, um dos voluntários, a O MIRANTE. Como para colocar à prova a destreza dos participantes, Rui lembra que o primeiro desafio que tiveram que resolver foi uma porta bloqueada no próprio edifício onde decorriam as reparações. Computadores, máquinas de costura e reparação de louças foram outros dos desafios ultrapassados.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo