Sociedade | 10-05-2019 10:00

Forte 38 candidatado a programas de valorização para se tornar mais apelativo

Objectivo é colocar no centro interpretativo do Forte da Casa novos equipamentos interactivos.

A Câmara de Vila Franca de Xira apresentou uma candidatura ao programa Valorizar, do Turismo de Portugal, com o objectivo de tornar mais apelativo e dinâmico o centro interpretativo do Forte da Casa, situado junto ao forte 38 das Linhas de Torres Vedras, que está na origem do nome dado àquela localidade.

Entre os objectivos da candidatura ao programa Valorizar estão dotar o espaço de, entre outras, mesas interactivas para contacto dos visitantes, trazendo a exposição para os tempos actuais. A informação foi avançada na última reunião pública de câmara pela vereadora com o pelouro da cultura, Manuela Ralha, que considerou o centro interpretativo o ex-líbris do Forte da Casa.

O problema, queixam-se alguns moradores, é que o espaço nem sempre teve a atenção merecida por parte dos responsáveis políticos, com aparente falta de manutenção e dinamismo. A gestão do espaço esteve na esfera da Junta de Freguesia da União de Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa no último ano mas passou, já em 2019, para a esfera da câmara municipal. Manuela Ralha rejeita as críticas e diz que está em curso uma tentativa de melhorar a atractividade do espaço.

“Colocámos um vigilante recepcionista com formação na área para incrementar as visitas. Hoje em dia sabemos que os museus não podem ser estáticos, têm de ter dinâmica. Estamos à espera do resultado dessa candidatura para incrementar a exposição e trazer o centro para mais próximo das camadas jovens”, explica. Actualmente já existem projectos de parceria entre a câmara e a Escola Secundária do Forte da Casa em torno do centro interpretativo e a autarca garante que mais irão surgir, no âmbito do projecto Global Walk, que visa mobilizar os jovens europeus em torno das questões do desenvolvimento sustentável. Paralelamente, foram feitas mais três candidaturas à Rota Histórica das Linhas de Torres.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo