Sociedade | 18-06-2019 10:04

Municípios da área de influência do HVFX manifestam “total confiança” no hospital

Municípios da área de influência do HVFX manifestam “total confiança” no hospital

Autarcas de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira assinaram comunicado conjunto onde manifestam “total confiança” no funcionamento e nos profissionais do Hospital Vila Franca de Xira.

Os municípios servidos pelo Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) manifestaram “total confiança” no funcionamento e nos profissionais desta unidade de saúde, afirmando que a resposta que este equipamento tem dado às populações é muito positiva.

Não corresponde à realidade o que tem sido noticiado sobre as condições de internamento de utentes, representando essas campanhas de desinformação uma tentativa de denegrir a imagem desta unidade de saúde”, defendem os presidentes das cinco Câmaras Municipais da área de influência do HVFX: Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira, num comunicado conjunto.

Na sequência da decisão da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT), anunciada a 1 de Junho, de não renovação do actual contrato de gestão em parceria público-privada (PPP), os autarcas criticam a forma como têm sido retratados na comunicação social, nas últimas semanas, os serviços prestados à população e falam de uma tentativa de prejudicar a imagem desta unidade hospitalar pública, gerida através de um modelo de parceria com gestão privada que tem sido classificada entre as melhores do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Preocupados em tranquilizar as populações servidas pelo HVFX, os autarcas que assinaram o comunicado conjunto: Pedro Folgado (PS), de Alenquer; André Rijo (PS), de Arruda dos Vinhos; Luís de Sousa (PS), de Azambuja; Carlos Coutinho (CDU), de Benavente; e Alberto Mesquita (PS), de Vila Franca de Xira, entendem ser necessário esclarecer a opinião pública de que “a resposta que o hospital tem dado às populações é muito positiva e que os munícipes estão satisfeitos com os cuidados de saúde prestados”.

O hospital HVFX é gerido, em regime de PPP pela Escala Vila Franca Sociedade Gestora do Estabelecimento, cujo principal accionista é o grupo José de Mello Saúde. O contrato de vigência desta PPP termina a 31 de Maio de 2021 e estava em causa a sua renovação por 10 anos.

De acordo com a ARS-LVT foi “proposta à entidade gestora do HVFX a possibilidade de o contrato ser renovado por um período não superior a 24 meses, prorrogável por 12 meses, de forma a garantir a implementação das decisões que venham a ser tomadas”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo