Sociedade | 18-06-2019 10:51

Novo quartel de Vialonga demorou 42 anos e custou um milhão de euros

Novo quartel de Vialonga demorou 42 anos e custou um milhão de euros
Foto D.R.

Inauguração decorreu no domingo, 16 de Junho, e contou com a presença do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

O novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Vialonga (BVV), concelho de Vila Franca de Xira, inaugurado no domingo, 16 de Junho, custou cerca de um milhão de euros e era um desejo com mais de quatro décadas.

O novo edifício, que amplia a área técnica/operacional do antigo quartel, foi comparticipado em cerca de 600.000 euros por fundos comunitários.

Na inauguração, em que esteve presente o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, o comandante dos BVV congratulou-se pela concretização deste objectivo tão antigo.

“Finalmente, ao fim de 42 anos a prestar um serviço de excelência, tanto em Vialonga como por todo o território nacional, em condições tão deploráveis de habitabilidade, a partir de hoje deixamos de ter de ir tomar banho a casa ou de dormir na sala de formação ou no sofá quando estamos de alerta, e temos de aumentar o efectivo”, disse Luís Rodrigues, durante o seu discurso.

O comandante aproveitou a oportunidade para alertar para a falta de um segundo veículo de comando e para o facto de há oito meses aguardar a reparação de um veículo tanque.

“No passado dia 6 de Outubro o nosso veículo tanque sofreu uma avaria grave num incêndio na Serra de Sintra. Permanece imobilizado até hoje a aguardar ordem de reparação. No sábado [08 de Junho] um incêndio chegou a poucos metros de várias habitações e este veículo teria feito toda a diferença, pois ficámos imobilizados várias vezes sem água até chegarem reforços de corporações congéneres. Por favor, vamos agilizar estes processos”, apelou Luís Rodrigues.

O ministro da Administração Interna deu este novo quartel como exemplo do investimento que está a ser feito no país na área da Protecção Civil.

“A Protecção Civil é uma área em que Portugal, hoje, mais do que nunca, reconhece a dedicação dos bombeiros voluntários, a dedicação de todos os agentes de protecção civil. Hoje temos uma coordenação de esforços, temos uma mobilização de efectivos e temos uma capacidade de investimento de que a inauguração hoje aqui, há décadas ansiada, do novo quartel dos bombeiros de Vialonga, mais de um milhão de euros de investimento, é apenas um exemplo daquilo que, justamente está a ser feito em todo o país”, destacou Eduardo Cabrita.

A sede da corporação de Vialonga vai manter-se no mesmo sítio, passando a dispor de um novo espaço operacional.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo