Sociedade | 01-07-2019 12:30

Requalificação da Mata Municipal de Ourém vai custar 200 mil euros

A Mata Municipal de Ourém, situada por trás da Escola Secundária de Ourém, vai ser alvo de uma intervenção de requalificação num investimento de cerca de 200 mil euros.

A Mata Municipal de Ourém, situada por trás da Escola Secundária de Ourém, vai ser alvo de uma intervenção de requalificação num investimento de cerca de 200 mil euros. O executivo camarário aprovou, por unanimidade, o projecto de requalificação ecológica e paisagística da mata municipal. O presidente a Câmara de Ourém, Luís Albuquerque (PSD), estima que as obras possam começar dentro de um ano. O espaço sofreu uma pequena intervenção há cerca de uma década, não tendo desde então sido alvo de mais trabalhos.

O autarca refere que o projecto foi pensado para possibilitar o usufruto por parte da população de forma lúdica ou pedagógica, além do uso pelas escolas como sala de aula ao ar livre. “O projecto de arquitectura pretende preservar, desenvolver e proteger a flora e fauna locais e criar uma zona de lazer e aprendizagem na natureza”, explicou Albuquerque.

Está prevista uma zona de piqueniques com equipamento infantil, um lago com margens relvadas, percursos pedestres com vários pontos de interesse, nomeadamente torre de observação de aves, zona de ervas aromáticas e chás, viveiro para propagação de sementes autóctones e ginásio ao ar livre. Além disso, vai ser criado um parque canino para os utilizadores poderem passear os seus cães num parque próprio, com bebedouro apropriado.
Luís Albuquerque diz que este projecto está qualificado para responder aos desafios urgentes no âmbito das alterações climáticas. “Vai possibilitar uma melhoria da qualidade de vida da população local”, concluiu.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo