Sociedade | 09-07-2019 10:00

Águas do Tejo Atlântico quer acabar com poluição no rio Grande da Pipa

Empresa vai fazer obras na ETAR de Arruda dos Vinhos para evitar descargas poluentes no curso de água que desagua no Tejo no concelho de Vila Franca de Xira.

A empresa Águas do Tejo Atlântico estima lançar este ano um concurso de 1,6 milhões de euros para obras na ETAR de Arruda dos Vinhos para minimizar a poluição no rio Grande da Pipa, que desagua no Tejo na Vala do Carregado, concelho de Vila Franca de Xira.

Questionada pela agência Lusa, a empresa informou que estima lançar o concurso até ao final desde ano, tendo “em curso um projecto de beneficiação da Estação de Tratamento de Águas Residuais [ETAR], que inclui a melhoria do tratamento existente e a construção de novos equipamentos, nas fases líquida e sólida”.

Por vezes, são avistadas manchas brancas ou águas escuras no rio Grande da Pipa, um dos principais afluentes do rio Tejo, e sentidos maus cheiros oriundos do rio pela população. Situação que tem motivado críticas de cidadãos e autarcas do concelho de Vila Franca de Xira.

“Recentemente, de forma ocasional, o efluente que tem chegado à ETAR contém também uma substancial carga industrial de origem desconhecida que leva à degradação da qualidade de descarga face ao habitual”, admitiu a empresa. Várias situações têm sido relatadas aos municípios, ao Ministério do Ambiente e até ao Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR.

Em funcionamento desde 2004, a ETAR foi projectada para tratar águas residuais domésticas de oito mil habitantes do concelho, cujo tratamento se mantém eficaz para este tipo de efluentes, esclareceu a empresa.

Depois de introduzidas alterações no sistema de tratamento, passou em 2014 a receber também efluentes da Zona Industrial das Corredouras, que antes eram descarregados directamente para a linha de água. Contudo, ocorrem descargas industriais não controladas, que, por não terem o devido pré-tratamento à chegada à ETAR, diminuem a eficiência do tratamento, explicou a empresa.

O problema levou a Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos a intervir junto das indústrias locais, estando empresa e autarquia a trabalhar em conjunto na identificação das indústrias responsáveis por essas descargas ilegais. A câmara está também a efectuar análises às águas residuais de todas as empresas que descarregam para a rede para identificar as incumpridoras.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo