Sociedade | 15-07-2019 17:31

Falta de água obriga a fazer represa no Rio Sorraia em Porto Alto

Falta de água obriga a fazer represa no Rio Sorraia em Porto Alto
DR

Intervenção temporária foi autorizada pela Agência Portuguesa do Ambiente e visa garantir caudal para a agricultura.

No final da semana passada máquinas de rasto criaram uma barreira de saibro, pedra e terra no rio Sorraia. A represa, perto da foz do rio, a cerca de um quilómetro e meio a montante da Ponte do Porto Alto, em Samora Correia, foi solicitada pela Associação de Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira e aprovada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), mas está a levantar polémica entre os locais e as associações de defesa do ambiente.

De acordo com as associações ambientalistas a obra já provocou a morte a milhares de peixes de água doce que ficaram retidos na água salgada das marés e pode vir a ter efeitos desastrosos na biodiversidade do rio e da Reserva Natural do Estuário do Tejo.

Contactado por O MIRANTE, o presidente da Associação de Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira refere que são falsas as notícias e as imagens de peixes mortos, reforça que toda a obra é legal, feita com as devidas autorizações e que não entende o porquê da polémica uma vez que é a terceira vez que a Associação efectua este tipo de intervenção.

Segundo Joaquim Madaleno, em 2005 e em 2012 aconteceu a mesma interrupção do rio. “São situações temporárias que têm a ver com a falta de água”, remata o responsável pela associação à qual compete a gestão do aproveitamento hidroagrícola da zona delimitada a Norte e Poente pelo rio Tejo, a sueste pelo Mar da Pedra, a Leste pelo rio Sorraia e a Nordeste pelo rio do Vau.

O objectivo da Associação é contribuir para o melhor desenvolvimento das empresas agrícolas localizadas na sua área de acção, disponibilizando água para rega e garantindo condições de defesa e drenagem que propiciem a máxima qualidade e o menor custo ao funcionamento das empresas ali instaladas.

Joaquim Madaleno não quis prestar mais declarações referindo que “em breve” será emitido um comunicado.

O rio Sorraia nasce na freguesia do Couço e resulta da junção das ribeiras de Sor e de Raia. Desagua no Tejo em Vila Franca de Xira.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo