Sociedade | 17-07-2019 16:44

Troço da EN114 em Santarém reabriu com condicionamentos

Troço da EN114 em Santarém reabriu com condicionamentos

Trajecto entre Santarém e a Ribeira de Santarém foi reactivado apenas no sentido descendente e mantém-se interdito a veículos pesados.

O troço da Estrada Nacional (EN) 114 entre Santarém e a ponte sobre o Tejo D. Luís, encerrado desde Agosto de 2014, reabriu às 15h00 desta quarta-feira, 17 de Julho, apenas no sentido descendente e interditado a veículos pesados. Em comunicado, a Infraestruturas de Portugal (IP) afirma que a reabertura acontece de “forma parcial” por motivos de segurança.

O troço, com uma extensão de cerca de 1,35 quilómetros, foi encerrado em Agosto de 2014 devido a um deslizamento de terras na encosta de Santa Margarida. A intervenção, no âmbito do Plano Global de Estabilização das Encostas de Santarém, decorrente de um protocolo assinado entre a Câmara de Santarém, o Governo e a Infraestruturas de Portugal, foi dada por concluída pelo município (que ficou como dono da obra) em Setembro de 2018.

A IP fez depender a reabertura do troço da EN114 da instalação de inclinómetros pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), o qual emitiu, no passado dia 10, um relatório que autoriza a abertura condicionada, podendo a circulação fazer-se apenas na faixa mais afastada da encosta.

Assim, a circulação far-se-á apenas no sentido Santarém-Ribeira de Santarém, com o trânsito basculado numa extensão de 240 metros, no trecho de via onde decorreu a intervenção, fazendo-se aí pela faixa mais afastada da encosta.

A circulação em sentido contrário vai continuar a processar-se pela antiga EN365, passando pela estação ferroviária. “Todos os locais condicionados e desvios de trânsito estão devidamente sinalizados no local”, afirma o comunicado, lamentando a IP os transtornos causados e salientando que os condicionamentos “apenas têm como objectivo garantir a segurança dos utilizadores da EN114”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo