Sociedade | 19-07-2019 15:00

Autarca lamenta colhidas em corrida de touros de Coruche

Autarca lamenta colhidas em corrida de touros de Coruche
TAUROMAQUIA

Presidente da câmara refere que os touros da ganadaria de São Torcato são conhecidos pela sua bravura.

O presidente da Câmara de Coruche, Francisco Oliveira, lamentou na última reunião do executivo municipal as colhidas de dois cavaleiros e de dois forcados do Aposento da Moita que ocorreram durante uma corrida de touros em homenagem ao bandarilheiro Manuel Badajoz, falecido em Março de 2018. Um espectáculo que ficou ainda marcado pela fractura da perna do cavalo do cavaleiro João Moura Júnior, que acabou por ser depois abatido.

Segundo o autarca, trataram-se de acidentes indesejáveis mas que não são raros. “Ainda há bem pouco tempo aconteceu em Vila Franca de Xira e tem acontecido um pouco por todo o lado. Só temos de desejar as melhoras àqueles que estão em recuperação, tanto forcados como cavaleiros”, referiu Francisco Oliveira, realçando que, quem é aficionado, sabe bem que os touros da ganadaria de São Torcato são conhecidos pela sua bravura e pela sua raça.

Recorde-se que os cavaleiros tauromáquicos Ana Batista e João Moura Júnior e os forcados João Ventura e Luís Fera, dos Amadores do Aposento da Moita, sofreram aparatosas colhidas durante a corrida que decorreu no sábado, 6 de Julho, em Coruche. Ana Batista lidava o segundo touro da noite, da ganadaria São Torcato, quando, ao cravar o ferro, foi apertada contra as tábuas e acabou por cair do cavalo. Foi imediatamente retirada da arena e levada para a enfermaria e, posteriormente, transportada para o Hospital de Santarém para a realização de mais exames. Por não ter sido detectada nenhuma lesão, foi-lhe dado alta.

Também o cavaleiro João Moura Júnior, quando lidava o último touro da noite da ganadaria São Torcato, acabou por cair da montada, após esta ser atingida pelo touro. Por estar a sangrar da boca, o cavaleiro foi imediatamente levado para a enfermaria, onde foi suturado, e seguidamente transportado para o Hospital de Santarém para a realização de mais exames. Por não apresentar lesões, teve alta horas depois.

Já os forcados João Ventura e Luís Fera, dos Amadores Aposento da Moita, sofreram ferimentos graves quando pegavam o quinto touro da noite, também da ganadaria São Torcato. Luís Fera, ao verificar que João Ventura tinha perdido os sentidos na arena, dobrou-se em cima do colega, acabando também ele com um traumatismo craniano e inconsciente. Devido à gravidade da lesão foi accionado o helicóptero do INEM, que transportou João Ventura para o Hospital de São José, em Lisboa.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo