Sociedade | 12-08-2019 07:00

Câmara de Ourém quer recuperar Capela de São Sebastião

A Câmara de Ourém pretende criar condições para que a capela de São Sebastião, na freguesia de Atouguia, seja visitável.

A Câmara de Ourém pretende criar condições para que a capela de São Sebastião, na freguesia de Atouguia, seja visitável. A transformação do edifício em ruínas num espaço museológico vai ter por base o facto de o espaço ter sido um ponto de paragem de D. Nuno Álvares Pereira a caminho da batalha de Aljubarrota.

Já foi feita uma inspecção à capela, realizado pela empresa Gepectrofa, que vai agora servir de base ao projecto de reabilitação. Mas as obras não são para já e não se sabe ainda quando é que a capela poderá abrir ao público. O presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, explica que o projecto vai ter que aguardar por fundos comunitários do 2030.

“O estudo do edifício em ruínas pretendeu traçar o caminho para dar à capela, uma vez que não tem particular interesse patrimonial. Há vários anos que se fala em requalificar a capela, mas o projecto nunca avançou”, salienta o autarca.

D. Nuno Álvares Pereira, conhecido como Santo Condestável, foi um estratega e militar, que comandou forças com menos efectivos que o inimigo e venceu todas as batalhas. O nobre e general do Sec. XIV é o patrono da Infantaria portuguesa e padroeiro do Corpo Nacional de Escutas.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1416
    14-08-2019
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1416
    14-08-2019
    Capa Vale Tejo