Sociedade | 23-08-2019 15:00

Investimento de 1,5 milhões para requalificar Museu de Benavente

O edifício do Museu Municipal de Benavente vai ser requalificado para se tornar mais moderno.

O edifício do Museu Municipal de Benavente vai ser requalificado para se tornar mais moderno, mas sobretudo para ficar com mais espaço para expor o acervo de trinta mil peças. O investimento previsto é de um milhão e meio de euros e o tempo de execução da obra será de aproximadamente ano e meio. O projecto já teve aprovação do executivo da câmara, estando a decorrer o concurso público.

A requalificação do edifício, que serviu no passado para fins habitacionais, vai permitir que o museu possa cumprir a sua função educativa e de turismo. O presidente da autarquia entende que as trinta mil peças do acervo merecem ser mostradas à comunidade, o que não acontece actualmente por falta de espaço.

A intervenção inclui a criação de um espaço destinado ao restauro de peças, uma sala multiusos, galeria pirotécnica, zona de investigação e espaço de cafetaria com esplanada. O átrio principal vai tornar-se mais amplo, para albergar grupos de visitantes, seguido de uma zona de exposição permanente, com informação histórica sobre o concelho de Benavente. Após a requalificação vai ser permitido visitar as reservas do museu, com acompanhamento de um funcionário.

O primeiro projecto apresentado pelo município, em 2018, não reuniu o consenso da população durante uma sessão pública de apresentação, porque previa a alteração da fachada.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo