Sociedade | 23-08-2019 10:21

José Cid ganha Grammy latino de excelência musical

José Cid ganha Grammy latino de excelência musical

Para o músico, natural da Chamusca, o reconhecimento internacional surge a par do reconhecimento nacional, que é tão bom ou melhor que os galardões além-fronteiras.

José Cid, músico natural da Chamusca, vai receber um Grammy de “Excelência Musical” da Academia Latina de Gravação. Um prémio concedido a artistas que fizeram contribuições de significado artístico excepcional para a música latina. O Grammy Latino será entregue a 13 de Novembro numa cerimónia em Las Vegas, nos Estados Unidos da América.

Em reacção à notícia José Cid afirmou que este prémio "é o corolário de muitos anos de trabalho, teimosia e persistência", e lamentou que as grandes editoras não apostem mais em Portugal.

O músico confessou que já tinha conhecimento há três meses da atribuição do Grammy de “Excelência Musical” anunciado oficialmente na quinta-feira, 22 de Agosto, pela Academia Latina de Gravação.

Para José Cid foi uma grande alegria mas refere que, tal como ele, há 15 nomes da sua geração que também mereciam este prémio e mais 15 nomes da nova geração que também o podiam ter recebido, “porque o pop português é extraordinariamente rico".

Para o cantor o problema é a dimensão do país: "Estamos completamente bloqueados pelas fronteiras de Espanha e Brasil, e nunca ninguém no Brasil ou em Espanha abriu os braços ao rock e ao pop português, quase nem em versões. Nós somos muito pequeninos e não temos mercado a nível mundial, ao contrário de Espanha e Brasil, que têm centenas de milhões de pessoas".

Segundo José Cid, o reconhecimento internacional surge a par do reconhecimento nacional, que é tão bom ou melhor que os galardões além-fronteiras. "Tenho uma homenagem pública nacional do país inteiro, de norte a sul, há décadas sobre décadas, há cidades em que já fui duas e três vezes e não se cansam, e as pessoas continuam, ao fim de duas horas e meia, a pedir mais e mais, ninguém se quer ir embora. E essa é a maior homenagem que posso ter, é o meu próprio país que ma dá, já com a minha idade, aos 77, porque tenho mantido a voz, a voz está cá toda", disse.

Entre as muitas distinções que já recebeu, estão, por exemplo, em 2018, o Prémio de Mérito e Excelência da XXIII Gala dos Globos de Ouro da SIC, onde Francisco Pinto Balsemão elogiou o "dom do músico de alegrar gerações com o seu trabalho". Em 2007 recebeu a distinção de Personalidade do Ano atribuída por O MIRANTE.

O fadista Carlos do Carmo foi o primeiro português a conquistar um Grammy de “Excelência Musical”, tendo sido distinguido em 2014.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo