Sociedade | 23-08-2019 11:01

Remoção de jacintos-de-água no Sorraia começa na próxima semana

Remoção de jacintos-de-água no Sorraia começa na próxima semana
DR

Intervenção com recurso a meios mecânicos não porá em causa o ecossistema e não tem prazo de conclusão.

A remoção da praga de jacintos-de-água nas zonas mais críticas do rio Sorraia, entre Coruche e Benavente, vai começar na próxima semana. Francisco Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Coruche fez saber que os meios devem chegar ao terreno na próxima semana para actuar nas zonas mais críticas. O autarca realçou ainda que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai também desenvolver um plano de acção para intervir ao longo do tempo.

Segundo Francisco Oliveira o início da remoção das plantas, que estão a afectar a fauna e a flora num troço de cerca de 18 quilómetros do rio Sorraia, deverá acontecer a partir de terça-feira ou quarta-feira, mas vai ser necessário avaliar de maneira cautelosa todas as formas de intervenção.

A operação irá decorrer “até se entender que os troços mais críticos estão completamente limpos”, não existindo, por isso, um prazo de conclusão.

Estamos a falar de uma intervenção com meios mecânicos. Não podemos estar a intervir no sentido de combater o jacinto pondo em causa o ecossistema, indo contra o meio ambiente”, vincou.

De acordo com Francisco Oliveira, o fenómeno não é novo, mas tem vindo a aumentar nos últimos anos, devido às alterações climáticas e porque o caudal é muito menor em relação a anos anteriores.

Além disso, os terrenos agrícolas nas proximidades da margem do rio são ricos em fósforo, fosfatos e azoto que alimentam o jacinto-de-água.

O presidente da Câmara Municipal de Coruche referiu na última reunião do executivo, a 21 de Agosto, que foi disponibilizada uma draga pelo município de Águeda, no distrito de Aveiro. Autarquia que tem frequentemente o mesmo problema.

De acordo com o autarca socialista, os trabalhos de remoção dos jacintos-de-água vão ser coordenados pela APA, estando marcada uma reunião para o início de Setembro entre esta entidade, os executivos municipais de Coruche e Benavente, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional e outras entidades locais.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo