Sociedade | 24-08-2019 07:00

Renovação de ambulâncias do INEM emperra no Ministério das Finanças

Renovação de ambulâncias do INEM emperra no Ministério das Finanças
CONDIÇÕES

Bombeiros Voluntários de Fátima, Entroncamento, Barquinha, Ferreira do Zêzere, Benavente e Torrejanos estão entre as corporações a beneficiar dessa medida

Os Bombeiros Voluntários de Fátima, Entroncamento, Barquinha, Ferreira do Zêzere, Benavente e Torrejanos (Torres Novas) estão entre as dezenas de corporações de bombeiros do país que podem ser afectadas pela decisão do Ministério das Finanças em não autorizar a utilização das verbas necessárias para a aquisição de novas ambulâncias pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Viaturas que se destinariam a renovar a frota INEM nessas corporações este ano. No entanto, o ministro das Finanças garante que “não é por falta de verba que as ambulâncias não chegarão”.

O assunto foi trazido a público esta sexta-feira, 23 de Agosto, por vários orgãos de comunicação social e motivou já uma pergunta ao Governo feito pelo deputado Duarte Marques, do grupo parlamentar do PSD. O deputado natural de Mação questiona se o Ministério das Finanças vai dar ao INEM a autorização para a utilização da verba necessária – e proveniente dos saldos de gestão do próprio instituto – para a aquisição das 75 ambulâncias previstas para a renovação da frota em 2019?

Pergunta ainda se existem outros casos, no INEM ou em outros organismos públicos, em que o Ministério das Finanças esteja a proibir ou a bloquear a utilização de verbas próprias desses mesmos organismos para a aquisição de bens ou serviços indispensáveis ao seu funcionamento ou actividade.

Segundo Duarte Marques, para 2019, o plano do INEM previa a aquisição de 75 novas ambulâncias (o mesmo número de ambulâncias que, de acordo com o referido plano, foram renovadas em 2018), tendo o INEM submetido ao Ministério das Finanças um pedido de autorização para utilização dos saldos de gerência do instituto de anos anteriores, no valor de cerca de 5 milhões de euros. “Acontece que o Ministério das Finanças autorizou apenas a utilização de um milhão de euros, verba manifestamente aquém do necessário para a prevista renovação das viaturas”, alega o deputado.

Face à celeuma criada, o ministro das Finanças, Mário Centeno, afirmou que o processo de aquisição de ambulâncias por parte do INEM "está em análise", salientando que "o reforço de meios e pessoal" do instituto "continuará a ser" uma realidade. E garantiu que “não é por falta de verba que as ambulâncias não chegarão”, ressalvando que em causa está “saber como é que as verbas que estão no orçamento do INEM estão destinadas, ou não, a esta aquisição”, e se serão necessários reforços.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo