Sociedade | 15-09-2019 15:00

Ecovia entre igreja matriz e santuário da Ortiga em Fátima com projecto atrasado

A ecovia entre a igreja matriz e o santuário da Ortiga, em Fátima, vai avançar apesar da elaboração do projecto estar atrasada.

A ecovia entre a igreja matriz e o santuário da Ortiga, em Fátima, vai avançar apesar da elaboração do projecto estar atrasada. A garantia foi dada pelo presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque (PSD), em sessão camarária. O autarca garantiu que o executivo municipal pretende construir esta ecovia no âmbito do protocolo de cooperação assinado com a American Society of Ephesus (George B. Quatman Foundation), no ano passado.

Luís Albuquerque explicou que o prazo de um ano para a construção da ecovia, definido ao abrigo do protocolo com a fundação norte-americana, foi ultrapassado por ter sido projectada uma rotunda no cruzamento para o Casal de Santa Maria, que não constava do projecto inicial.

O presidente respondeu a uma questão levantada pelos vereadores do Partido Socialista sobre o facto de terem sido ultrapassados os prazos definidos. “A introdução desta rotunda, que entendemos ser importante construir, atrasou a elaboração de todo projecto e só por isso não conseguimos avançar com a obra dentro do prazo”, esclareceu Luís Albuquerque, garantindo que o projecto está praticamente concluído, devendo ficar pronto ainda em Setembro, para de seguida ser lançado o concurso.

Celebrado a 18 de Agosto de 2018, o acordo compromete esta fundação norte-americana a comparticipar a obra em 150 mil dólares, prevendo ainda que a intervenção fosse projectada e concluída no espaço de um ano. O presidente do município esclareceu que a situação foi explicada à American Society of Ephesus, que mantém o apoio, tendo sido o protocolo ampliado no tempo.

O acordo entre o Município de Ourém e a American Society of Ephesus (George B. Quatman Foundation) foi assinado durante a visita de Luís Albuquerque ao Estado de Ohio, nos Estados Unidos da América, em Agosto do ano passado. A intervenção contempla a construção de um corredor pedonal e a melhoria do piso que liga o Santuário de Nossa Senhora da Ortiga à Igreja Paroquial de Fátima.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo