Sociedade | 15-09-2019 18:00

Sardoal dá nega a pedidos de replantação de eucaliptos

Município quer mais diversidade de espécies e equilíbrio na floresta do concelho.

A Câmara Municipal do Sardoal deu parecer negativo a dois pedidos de replantação de eucaliptos no concelho. Uma decisão tomada por unanimidade pelo executivo municipal em sessão camarária. O presidente da autarquia, Miguel Borges (PSD), defendeu a necessidade de equilíbrio entre desenvolvimento económico e as espécies autóctones.

“A legislação diz onde se deve plantar ou não, onde há constrangimentos e o Plano Director Municipal do Sardoal também tem regras definidas. Por isso a câmara municipal chumbou estes dois pedidos, em consonância com o parecer desfavorável emitido pelo Gabinete Técnico Florestal da autarquia”, explicou o autarca.

Miguel Borges revelou que a decisão da Câmara do Sardoal é transmitida ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), organismo que tem a decisão final sobre este assunto. Sublinhou que os eucaliptos dão rendimento mais rapidamente que as outras espécies e defendeu a integração de terrenos do Estado em bancos de terras que permitam a criação de mosaicos florestais diversificados, sustentáveis e geradores de riqueza. “Tem de existir um meio termo e no nosso concelho precisamos também de azinheiras, pinheiros, sobreiros e eucaliptos para que ajudem a rentabilizar a floresta. Não diabolizo o eucalipto mas tem que existir um equilíbrio”, realçou.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo