Sociedade | 16-09-2019 07:00

O vinho está na base de nova aposta turística em Vila Franca de Xira

Quinta municipal vai produzir este ano 15 mil litros de vinho

Produção vinícola, caminhadas pela serra e contacto com o campo: estas são as bases de uma nova aposta turística que está a nascer em Vila Franca de Xira centrada na produção vinícola na Quinta Municipal da Subserra. O município – que é dos poucos do país a produzir o seu próprio vinho - quer promover todas as potencialidades daquela quinta que este ano deverá voltar a ter uma produção a rondar os 15 mil litros de vinho, entre brancos e tintos.

A novidade foi deixada na última semana durante a votação, por unanimidade em reunião de câmara, de uma proposta para contratar mais um técnico de turismo para o município. Além do enoturismo, a intenção do município é promover também caminhadas e percursos pedestres que possam dar a descobrir aos visitantes os fortes das Linhas de Torres e a visita à quinta, bem como a possibilidade de participar nas vindimas ou descobrir o processo de produção do vinho municipal Encostas de Xira.

“É um trabalho que queremos continuar a desenvolver porque temos um potencial enorme por explorar”, considera António Félix, vereador com o pelouro do turismo no concelho e um dos dinamizadores mais activos da produção vinícola naquela quinta municipal. Na quinta da Subserra já começou a vindima da casta Fernão Pires e a produção tem sido separada por castas, de forma a melhor aproveitar os períodos de maturação das diferentes variedades.

“Vamos a todas as feiras importantes de turismo no país e no mundo para nos darmos a conhecer e isso tem dado resultados. No Colete Encarnado deste ano já estava uma excursão de japoneses. Isso não é por acaso. Temos um produto turístico diferente e importantíssimo e queremos reforçar essa presença japonesa novamente no próximo ano”, explica Alberto Mesquita, presidente do município.
A concretizar-se o novo plano de promoção turística centrado no enoturismo, este somar-se-á a outros programas já existentes no concelho como o “Março Mês do Sável”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo