Sociedade | 17-09-2019 12:30

Alerta para presença da vespa asiática no Cartaxo

Alerta para presença da vespa asiática no Cartaxo
foto DR

Alerta para presença da vespa asiática no Cartaxo.

A Câmara do Cartaxo está a distribuir um aviso à população do concelho para que esta saiba identificar e detectar a presença da vespa asiática. A iniciativa surge depois de terem sido detectados dois casos no concelho.

No aviso lançado pela autarquia, o presidente do município, Pedro Magalhães Ribeiro, apela a que os munícipes reportem ao Serviço Municipal de Protecção Civil do Município caso detectem a presença da vespa asiática e pede que os apicultores tenham especial atenção às recomendações das autoridades. “É muito importante que nenhuma pessoa entre em pânico ou provoque os ninhos”, refere o autarca.

O primeiro caso no concelho foi registado em Vale da Pedra num ninho primário já abandonado pelas vespas, que foi retirado pelo Serviço Municipal de Protecção Civil. Também na Lapa foram encontradas várias vespas asiáticas junto de colmeias, tendo sido recolhidas algumas amostras da espécie, numa acção conjunta dos técnicos do município e do Serviço Especial de Protecção da Natureza da GNR.

A vespa velutina, mais conhecida como vespa asiática, é uma espécie mais agressiva do que a vespa europeia e ao sentir-se ameaçada reage de forma agressiva.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo