Sociedade | 17-09-2019 10:19

Sugal diz que campanha de tomate pode ter rendimento agrícola recorde

Sugal diz que campanha de tomate pode ter rendimento agrícola recorde
DR

Se o bom tempo se mantiver, campanha de tomate poderá ter um rendimento agrícola recorde, diz João Ortigão Costa, presidente executivo da Sugal Group.

Campanha do tomate, que decorre até ao final do mês, está a ser muito boa e, se o bom tempo se mantiver, poderá ter um rendimento agrícola recorde, a afirmação partiu de João Ortigão Costa, presidente executivo da Sugal Group.

O responsável falava aos jornalistas, a 16 de Setembro, numa das fábricas de transformação de tomate do grupo, a Guloso, em Benavente, onde relevou que, apesar dos resultados positivos, não será um ano de recorde em termos de produção da fábrica em Portugal.

Esperamos transformar cerca de 500 mil toneladas em Portugal. Temos a capacidade de transformar 2,4 milhões de toneladas e esperamos fazer à volta de um 1,7 milhões de toneladas a nível global entre Portugal, Espanha e Chile. A nível de facturação, em termos de grupo, está na casa dos 280 milhões de euros”, indicou João Ortigão Costa.

O Sugal Group nasceu há 60 anos e transforma tomate fresco em concentrado exportando-o para todo o mundo para fazer molhos e sumos à base deste produto. Actualmente é o segundo maior produtor mundial de derivados do tomate, com duas fábricas em Portugal, na Azambuja e em Benavente, e uma em Sevilha, Espanha. Contudo, foi a expansão para o Chile, em 2012, onde tem duas fábricas, que fez com que se tornasse no único grupo do mundo que consegue trabalhar durante o ano inteiro, apanhando duas campanhas de tomate.

Em Portugal, o tomate é abundante entre Julho e Setembro, o que leva a empresa a recrutar mais cerca de 750 trabalhadores nesta altura do ano, o que motivou o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, a visitar na segunda-feira a fábrica de Benavente.

Apesar dos bons resultados apresentados pela empresa, a Associação Portuguesa de Produtores de Tomate fez, no início de Setembro, um balanço negativo em relação à campanha de tomate no Ribatejo, por estar a ser afectada por doenças que encarecem a produção, reclamando apoios excepcionais ao Governo e à União Europeia.

A Sugal compra tomate a mais de 120 produtores na região, onde também tem havido queixas por parte dos profissionais do concelho de Almeirim, de que os transportadores de tomate estão a ser alvo de caça à multa, o que, segundo o presidente da Câmara, Pedro Miguel Ribeiro, está a colocar em causa o funcionamento de algumas fábricas por falta de matéria-prima.

A empresa adiantou que investiu 1,2 milhões de euros em frota própria em Portugal, para diminuir os inconvenientes que podem surgir por serem os produtores a entregar o tomate nas fábricas. Actualmente a empresa assegura 40% do transporte e tem como objectivo chegar aos 100%.

Portugal é o único país onde a empresa não faz a totalidade da recolha do produto, porque era comum que os produtores tivessem frota própria e entregassem o tomate nas fábricas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo