Sociedade | 19-09-2019 15:00

Câmara de Vila Franca de Xira quer casas dos avieiros na sua posse

Presidente reconhece problemas nas casas que precisam de ser resolvidos.

O município de Vila Franca de Xira defende a necessidade de passar para a sua posse as habitações do bairro dos avieiros, na zona ribeirinha da cidade, para poder recuperar as casas e fazer obras que há muito são reclamadas pelos moradores. O problema é que as casas são propriedade e responsabilidade de uma cooperativa de habitação social, actualmente em processo especial de revitalização, entidade a quem compete a manutenção e a realização de obras.

O presidente do município, Alberto Mesquita, reconhece que as casas precisam de obras urgentes de melhoria para dar mais conforto a quem ali vive e para acabar, sobretudo, com infiltrações de água que estão a acontecer dentro das casas, por causa de defeitos existentes nas coberturas dos prédios. Mas lamenta não poder intervir por causa das casas não estarem na posse do município. “Só teremos capacidade para resolver este problema quando as casas passarem para a posse da câmara, até lá vejo com dificuldade que se possa encontrar uma solução, embora continuemos a tentar”, afirma.

O município já fez intervenções de fundo no local, em especial nas zonas exteriores do bairro, mas as principais preocupações dos moradores prendem-se com o mau estado do interior de algumas habitações. “Esta situação é má para a câmara e para os moradores. Já lá andei no bairro e alguma coisa foi feita tendo em vista algumas infiltrações que havia por causa de algerozes entupidos e inexistentes. Ligámos à rede e melhorou mas no problema de fundo, que é a cobertura, teremos de encontrar outra solução com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e a cooperativa que recebe as rendas”, defendeu.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo