Sociedade | 20-09-2019 07:00

Novo Banco enriquece Museu do Neo-Realismo com doação de duas pinturas

Novo Banco enriquece Museu do Neo-Realismo com doação de duas pinturas
CULTURA

Instituição financeira está apostada em aproximar a sua colecção da comunidade.

Dois quadros, da autoria de Júlio Pomar e Mário Dionísio, foram doados pelo Novo Banco ao município de Vila Franca de Xira e vão passar a estar em exibição na exposição permanente do Museu do Neo-Realismo (MNR).

O Novo Banco está apostado em colocar à disposição da comunidade diversas obras do seu acervo cultural, tirando-os dos corredores do banco, agências e salas de jantar, onde só podiam ser apreciados por um público restrito, para permitir que toda a gente os possa apreciar e estudar.

“Há dois anos tivemos esta preocupação, achámos que as obras podem receber uma nova relevância e dimensão se fossem colocadas à disposição de todos. Foi daí que nasceu a ideia de criar um itinerário nacional de museus onde passam a estar expostas algumas obras do Novo Banco e o MNR foi um deles”, explicou o responsável do banco.

António Ramalho elogiou a Câmara de Vila Franca de Xira pelo trabalho que tem feito em torno do Museu do Neo-Realismo, considerando que trouxe “a projecção e a qualidade” que até então só se encontrava nos maiores museus de Lisboa.

A assinatura do protocolo de cedência das duas obras, que passam a integrar o espólio do museu, foi assinado na tarde de quinta-feira, 12 de Setembro, onde estiveram presentes, além do presidente do Novo Banco, o presidente do município, Alberto Mesquita, e a deputada socialista Maria da Luz Rosinha.

“Com a assinatura deste contrato assinalamos uma colaboração que nos traz grande satisfação e evidentes mais-valias para o nosso município”, notou Alberto Mesquita, lembrando que o concelho estará sempre disponível para continuar a colaborar com o Novo Banco na cedência deste tipo de obras.

Pinturas já podem ser vistas

Uma paisagem marítima de Júlio Pomar (“Barcos”) e uma pintura próxima do abstracto de Mário Dionísio, intitulada “Entre o Peixe e o Touro”, conjuntamente com outros originais de vários autores neo-realistas que integram as colecções do Museu do Neo-Realismo e da Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo, passaram a integrar a área das artes plásticas da exposição permanente, que foi reformulada e que ficou, também desde dia 12 de Setembro, aberta ao público.

A cedência das obras por parte do Novo Banco é estabelecida para um período de cinco anos, renovável automaticamente por idênticos períodos de tempo. As duas peças permitem compreender a diversidade de temáticas e técnicas destes dois artistas, ambos personalidades marcantes da cultura neo-realista.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo