Sociedade | 09-10-2019 18:32

Vila Franca de Xira vai questionar novo Governo sobre atrasos nas obras do Mouchão

Vila Franca de Xira vai questionar novo Governo sobre atrasos nas obras do Mouchão

Alberto Mesquita vai insistir com o novo Governo para efectuar as obras de recuperação do Mouchão da Póvoa, uma ilhota situada no Tejo.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, garantiu que vai insistir com o novo Governo para efectuar as obras de recuperação do Mouchão da Póvoa, uma ilhota situada no Tejo.

A garantia foi dada pelo autarca socialista durante a reunião do executivo, que decorreu esta manhã no Parque Ribeirinho da Póvoa de Santa Iria, quando questionado pelo vereador do Bloco de Esquerda.

Logo que o novo Governo esteja constituído irei marcar uma nova reunião com o ministro da pasta para falar sobre este e outros assuntos”, afirmou Alberto Mesquita.

O Mouchão da Póvoa, com 1.200 hectares, é um dos três mouchões existentes no concelho de Vila Franca de Xira e caracteriza-se pela actividade agrícola ali desenvolvida pelos antigos proprietários.

Em 2016, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira alertou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para a existência de um rombo grave num dos diques de proteção do Mouchão.

Depois de vários alertas, o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, chegou a anunciar em Maio de 2018 que iria reabilitar o Mouchão da Póvoa, numa intervenção orçada em cerca de 1,7 milhões de euros.

Contudo, a obra, que estava prevista estar concluída no final do ano de 2018, nunca chegou a arrancar, devido a novas exigências da APA.

A obra teve o auto de consignação e, de repente, a empresa que ganhou a empreitada disse que afinal o projecto não correspondia à realidade do mouchão. A informação que tenho é que o projecto está a ser reformulado e depois será lançada uma nova empreitada”, explicou.

Nesse sentido, o autarca manifestou-se preocupado com a possibilidade de o Mouchão desaparecer e apelou a uma rápida clarificação da situação.

No início do rombo podia ter sido prontamente reparado, mas a posição da APA foi que ninguém podia mexer ali, havia dúvidas se era público ou privado. E hoje temos o mouchão quase todo alagado”, lamentou.

Em Abril deste ano a Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira tinha aprovado, por unanimidade, uma recomendação que visa aferir as responsabilidades da APA no atraso das obras de recuperação do Mouchão da Póvoa.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo