Sociedade | 27-10-2019 10:00

Obras em escola de Vialonga não criam espaço para a orquestra

Presidente do município defende instalação do grupo no centro comunitário da vila.

As obras de requalificação e ampliação que vão ter lugar na escola básica dos 2º e 3º ciclos de Vialonga voltam a não contemplar um espaço dedicado exclusivamente à orquestra de Vialonga, que tem perto de uma centena de alunos. A situação tem gerado algumas críticas e o presidente do município, Alberto Mesquita (PS), veio defender que o local indicado para a instalação da orquestra será no centro comunitário da vila. Com um senão: o espaço já está ocupado por outras associações que terão de sair para acomodar a orquestra.

O programa das obras a realizar na escola está fechado e os trabalhos podem arrancar. Mas o ensino da música, uma das principais valências da escola, continua sem poder ser dado dentro dos portões da escola. “O ensino da música deve ter outras condições que hoje não tem. Por que não grande parte do centro comunitário ser aproveitado para o efeito?”, questiona o autarca. O centro comunitário tem um palco que já é aproveitado pela orquestra para ensaios e concertos, mas continuam a precisar de mais salas para ensino.

Para isso há que chegar a acordo com as associações instaladas no centro comunitário, para saírem de lá, para que esses espaços sejam ocupados com o ensino da música, defende o autarca.

Os espaços previstos para o ensino da música dentro da escola são “exíguos” e estavam a trazer dificuldades no acerto e fecho do programa da obra, onde a prioridade foi dada ao aumento do número de salas de aula. “Com esta solução de passar o ensino da música para o centro comunitário conseguimos encontrar uma boa solução. Espero que a breve trecho tenhamos estas situações estabilizadas”, explica Alberto Mesquita.

Criada em 2005 a orquestra de Vialonga é um projecto educativo que visa a inclusão social dos alunos do Agrupamento de Escolas de Vialonga. Combater a exclusão, o abandono escolar e motivar os alunos são os principais objectivos da iniciativa. Em Abril, nas comemorações dos 45 anos da revolução do 25 de Abril de 1974, o município distinguiu a orquestra de Vialonga com a medalha de valor cultural em prata, que valoriza o projecto artístico e a sua importante intervenção educativa e social.

As obras de requalificação da sobrelotada escola de Vialonga, recorde-se, vão custar seis milhões de euros e demorarão 18 meses a concluir. Enquanto decorrerem as obras, parte dos cerca de 1.200 alunos irão ter aulas em diferentes locais espalhados pela vila.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo