Sociedade | 14-11-2019 10:00

Médio Tejo aposta na promoção do turismo acessível e inclusivo

Estão identificados, em cada um dos 13 municípios que constituem a CIMT, um conjunto de locais e equipamentos que vão ter visitas técnicas para que possam melhorar as acessibilidades.

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) anunciou a adesão a um projecto de promoção do turismo acessível e inclusão social através de um plano de acção para três anos a realizar nos 13 municípios da região.

“O turismo acessível é cada vez mais uma exigência do ponto de vista da própria inclusão e sem dúvida que há muito a fazer neste âmbito”, disse o secretário executivo da CIMT, Miguel Pombeiro, para quem a questão do turismo acessível é determinante no âmbito da inclusão social e, sobretudo, quando se escolhem locais a visitar e o tipo de turismo que se quer fazer.

Nesse sentido, o Conselho Intermunicipal do Médio Tejo, que agrega 13 municípios, aprovou a 7 de Novembro a proposta de protocolo a celebrar com a Accessible Portugal, no âmbito do Projecto AccessTUR, e no qual as duas entidades se comprometem a trabalhar a temática do Turismo Acessível e Inclusivo.

O protocolo, que irá vigorar pelo período de três anos, prevê a implementação de um plano de actividades a desenvolver pelos 13 municípios do Médio Tejo, tais como formações de sensibilização, desenvolvimento de uma plataforma de formação online, entrega de um kit de boas práticas (por município), realização de um vídeo promocional da região Centro, de um guia turístico acessível da região e de um manual de hotel inclusivo, entre outras acções.

As entidades parceiras vão promover a 26 de Novembro, na sede da CIMT, em Tomar, um workshop sobre “Turismo acessível - Trabalho em Rede”, onde o tema será a preparação para a diversidade do turismo acessível na região - por tipologia de limitação. Haverá ainda lugar para a apresentação de soluções e partilha de grupos, entre outros momentos.

Com uma população de cerca de 250 mil habitantes, a CIMT é composta pelos municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo