Sociedade | 15-11-2019 15:26

GNR apreende 540 quilos de ameijoas capturadas ilegalmente

GNR apreende 540 quilos de ameijoas capturadas ilegalmente

A captura deste tipo de bivalves sem controlo pode colocar em causa a saúde pública

A GNR apreendeu 540 quilos de ameijoa japónica no concelho de Vila Franca de Xira. A Guarda estima que o valor dos bivalves seja na ordem dos 2500 euros. No âmbito desta operação, o Núcleo de Protecção Ambiental da GNR de Vila Franca de Xira identificou dois jovens de 22 e 24 anos de idade.

Os suspeitos transportavam os bivalves num veículo “sem se fazer acompanhar dos respectivos documentos de rastreabilidade, com destino à introdução no comércio ilegal de bivalves”, refere a Guarda.

A Guarda explica que a captura deste tipo de bivalves sem serem sujeitos a depuração ou a controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública. Ao serem colocados no mercado há o risco de estarem contaminados com toxinas.

A multa para estas situações pode atingir os 3740 euros, segundo informa a GNR. As ameijoas que ainda estavam vivas foram devolvidas ao seu habitat.

Um dos suspeitos é estrangeiro e está em situação ilegal no país. Verificou-se que já tinha a decorrer um processo para abandono voluntário do território português e foi notificado para comparecer no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo