Sociedade | 15-11-2019 10:00

Problemas graves do Tejo só se resolvem com mais empenho governamental

Problemas graves do Tejo só se resolvem com mais empenho governamental

Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira diz que é preciso um olhar mais acutilante sobre a situação e, acima de tudo, medidas concretas e assertivas.

O rio Tejo está com problemas graves que só se resolvem com uma acção mais vigorosa e rápida do Governo, defendeu na última semana o presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS).

O autarca falou na última reunião do executivo sobre os problemas do rio Tejo na sequência da aprovação, por unanimidade, de uma proposta para o seu concelho aderir à Associação de Limpeza Urbana.

O autarca levantou dúvidas sobre se os caudais mínimos vindos de Espanha estão a ser cumpridos e diz que é preciso recomeçar a pensar na construção, ou não, de novas barragens que permitam armazenar mais água. “Alguma coisa tem de ser feita rapidamente e precisamos sobretudo de uma vigorosa reacção do governo relativamente ao que está a acontecer”, apelou.

Vila Franca de Xira aderiu este Verão ao Movimento Pelo Tejo (proTejo), entidade fundada em 2009 e que conta já com 42 membros, entre associações ambientalistas, municípios e cidadãos. Entre elas estão, recorde-se, os municípios de Abrantes, Azambuja, Chamusca, Golegã, Mação e Vila Nova da Barquinha.

O autarca de Vila Franca de Xira lembra a “necessidade absoluta” de regularizar as margens do Tejo no seu concelho e de desassorear o rio para permitir uma navegabilidade plena e em condições em Vila Franca de Xira. E lembrou que a recente escassez de água doce está a desestabilizar os índices de salinização na lezíria, factor crucial para a agricultura ali desenvolvida.

Vila Franca de Xira adere a associação de limpeza urbana

O município de Vila Franca de Xira aderiu, na última semana, à Associação de Limpeza Urbana – Parceria para cidades mais inteligentes e sustentáveis. A proposta foi aprovada por unanimidade. A associação é a primeira a nível nacional, constituída em Agosto, especificamente dedicada às questões da limpeza urbana e tem o objectivo de criar e dinamizar uma rede de cidades e parceiros interessados em potenciar e promover a limpeza urbana, valorizando os serviços e os trabalhadores.

A parceria com Vila Franca de Xira pretende desenvolver projectos de inovação nos domínios da abordagem social, investigação, produção e divulgação de conhecimentos em áreas relacionadas com a limpeza urbana, com o propósito de contribuir para cidades e áreas urbanas promotoras da descarbonização, da utilização eficiente de materiais e equipamentos e da sustentabilidade ambiental. A associação já integra um conjunto de municípios nacionais, incluindo Santarém.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo