Sociedade | 16-11-2019 10:00

Este ano não há Festival de Filosofia de Abrantes

Presidente do município justifica decisão com o facto de não estar estabelecido periodicidade anual do evento.

A terceira edição do Festival de Filosofia de Abrantes não se realiza este ano, devendo voltar apenas em 2020, apesar de não existir ainda uma data definida. Apesar das anteriores edições se terem realizado em 2017 e 2018, o presidente do município, Manuel Valamatos (PS), referiu que a calendarização do evento não está estabelecida como anual.

A organização do Festival é da responsabilidade da Câmara de Abrantes e do Clube de Filosofia de Abrantes, em parceria com os municípios de Mação e Sardoal, a Palha de Abrantes e os Agrupamentos de Escolas dos Concelhos de Abrantes, Mação e Sardoal. Em 2018 houve uma parceria com a Fundação Serralves, num evento que teve o alto patrocínio do Presidente da República.

Manuel Valamatos garantiu, em sessão de câmara, a continuidade do festival mas disse que o mesmo só se vai realizar no próximo ano. Valamatos explicou que entenderam atribuir os prémios anteriores, nomeadamente o Prémio Jovem Filósofo e em 2020 avançar com a terceira edição. O autarca defende que o Festival de Filosofia é um espaço de intervenção social e cultural muito interessante e que quer reforçar a dinâmica estabelecida.

O vereador do Bloco de Esquerda (BE), Armindo Silveira, mostrou-se surpreendido com a não realização do evento este ano e recordou que as anteriores edições contaram com a participação de oradores provenientes do Brasil, Espanha, França, entre outros. Além disso, foi muito divulgado a nível regional e nacional. “Porque é que o festival acabou assim de repente”, questionou.

Este não é o único evento que não se realiza este ano. Também o 180 Creative Camp, que se realizava sempre no Verão, foi cancelado, assim como o Encontro Ibérico de Azeite, evento bienal, que não se vai realizar em 2019. Manuel Valamatos recusa falar em mudança de estratégia do actual executivo. “Estamos a reflectir e analisar com os agentes da comunidade para encontrar as melhores estratégias para fazer o melhor para o concelho”, destacou.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo