Sociedade | 18-11-2019 10:00

A ministra que nunca sonhou chegar tão longe

A ministra que nunca sonhou chegar tão longe

Numa conversa com O MIRANTE a nova ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, referiu estar consciente das dificuldades que vai enfrentar nas negociações da PAC do pós 2020.

Maria do Céu Albuquerque é a segunda mulher, depois de Assunção Cristas (2011-2015), a assumir a pasta da Agricultura, um sector primordial da economia nacional. A mulher que foi presidente da Câmara de Abrantes durante nove anos foi em quem o primeiro-ministro António Costa confiou as difíceis negociações da Política Agrícola Comum (PAC) para o pós 2020.

Depois de ter estado à frente da secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional durante oito meses, Maria do Céu Albuquerque chegou a ministra, mas diz que nunca sonhou ser autarca nem secretária de Estado e “muito menos ministra”, referiu entre risos, durante uma conversa com O MIRANTE.

Sem qualquer experiência na agricultura, quer como produtora ou como política, a ministra fez a sua primeira visita ao Ribatejo nessas funções durante a Feira Nacional do Cavalo, na Golegã. No sábado, 9 de Novembro, a governante aproveitou para ouvir alguns desabafos dos agricultores e produtores de gado presentes. O desincentivo financeiro e as exigências burocráticas para aceder a fundos comunitários foram alguns dos recados mais ouvidos pela ministra.

“Estas funções surgiram na minha vida e aceitei o desafio para servir os meus concidadãos. É um projecto nosso e não meu”, reiterou a política de Abrantes. Neste momento, a ministra encontra-se em fase de estudo dos dossiês e esta semana começou as reuniões com os parceiros sociais do sector agrícola. Dedicação, empenho e satisfação, por poder corresponder às expectativas dos agentes do mundo rural, foram as palavras mais referidas.

Num momento em que Portugal terá que ter um forte poder negocial para que os agricultores portugueses não sofram cortes nos apoios comunitários, com uma possível redução do orçamento da PAC, já anunciada pela Comissão Europeia, impõe-se a questão: estará a ex-autarca de Abrantes preparada para as negociações? Maria do Céu Albuquerque revelou a O MIRANTE que está de mangas arregaçadas e de espírito aberto para dar o seu melhor. Luís Capoulas Santos, ex-ministro da Agricultura, será o seu balão de oxigénio. “Por toda a sua experiência e conhecimento do sector é, claramente, um aliado” que quer manter por perto.

Além de Capoulas Santos, é de referir ainda o nome de Nuno Russo, natural de Santarém, que vai assumir as funções de secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, sendo esta aliás, a única secretaria de Estado de que Maria do Céu Albuquerque vai dispor. O escalabitano de 44 anos conta com uma vasta experiência no sector, nomeadamente como director da Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, entre 2010 e 2013, e, mais recentemente, como técnico superior do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo