Sociedade | 18-11-2019 18:52

Câmara de Santarém quer saber se Governo avança com variante à Linha do Norte

Ricardo Gonçalves diz que é lamentável que o projecto esteja inscrito no Programa Nacional de Investimentos 2030, mas que não passe de uma ilusão.

O presidente da Câmara de Santarém pediu uma reunião ao ministro das Infraestruturas para saber se o Governo tenciona avançar com a construção da variante à linha ferroviária do Norte, obra que considera estruturante para o concelho.

Ricardo Gonçalves (PSD) disse esta segunda-feira, 18 de Novembro, na reunião do executivo municipal, ser lamentável que o projecto esteja inscrito no Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030, mas que não passe de uma ilusão, para dar ideia antes de eleições de que se está a fazer muita obra.

O autarca afirmou que, apesar da inclusão deste troço no PNI2030, as indicações da Infraestruturas de Portugal, quando questionada a propósito da conclusão da revisão do Plano Director Municipal, são as de que o corredor definido no traçado feito em 2008 “não pode ser incluído na planta de condicionantes”.

Ou seja, podemos aprovar construções que depois poderão ter que ser demolidas se avançar a obra que está inscrita no PIN2030”, disse Ricardo Gonçalves à Lusa.

Para o autarca, o Ministério das Infraestruturas tem que esclarecer se mantém o traçado de 2008, se está outro a ser pensado e se a obra é mesmo para avançar.

Além de visar permitir o aumento da velocidade máxima no troço entre o Vale de Santarém e o Entroncamento, a variante tem ainda subjacente condições de segurança, disse o autarca, referindo o parecer da Procuradoria-Geral da República que aponta para o risco de derrocada da encosta que confina com a Linha do Norte.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo