Sociedade | 07-12-2019 14:15

Nova casa mortuária de Santarém vai para São Pedro

Nova casa mortuária de Santarém vai para São Pedro

Equipamento tem de estar a funcionar até Julho, quando se prevê o início das obras de requalificação do Largo da Alcáçova, onde se situa a actual casa mortuária.

A nova casa mortuária de Santarém tem que estar pronta a funcionar até Julho de 2020, quando se prevê que comecem as obras de requalificação urbana na Avenida 5 de Outubro e no Largo da Alcáçova, onde se situa a actual casa mortuária. E a localização já está definida pela Câmara de Santarém: será na zona onde esteve implantada a capela de São Pedro, entretanto demolida, junto à Estrada Nacional 3.

A informação foi dada pelo presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), na sessão da assembleia municipal de sexta-feira, 6 de Dezembro. O autarca disse que os prazos apertados em relação às obras no Largo da Alcáçova obrigam a uma decisão rápida.

Essa solução foi contestada por alguns eleitos da oposição, que apontam a distância entre a zona de São Pedro, na periferia da cidade, e o cemitério dos Capuchos, defendendo a construção desse equipamento em terrenos mais próximos do cemitério. “Não será agradável ver os cortejos fúnebres terem de percorrer quatro quilómetros até ao cemitério, boa parte dentro da cidade”, observou Francisco Mendes, da bancada do PS, criticando o que, na sua óptica, é a falta de planeamento do executivo PSD.


Também Francisco Madeira Lopes (CDU) defendeu uma solução mais próxima do cemitério, indagando se a opção São Pedro não será mais uma aposta numa solução provisória.

Na resposta aos deputados municipais, Ricardo Gonçalves não descartou a hipótese de no futuro serem negociados terrenos junto ao cemitério para instalar esse equipamento e para aumentar a área de estacionamento, até tendo em conta a entrada em funcionamento do crematório, actualmente em construção.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo