Sociedade | 09-12-2019 10:12

Morreu Arquimedes da Silva Santos

Morreu Arquimedes da Silva Santos
foto DR

Era o último dos escritores neorealistas ainda vivos. Médico, poeta, escritor, ensaísta, era uma figura maior da cultura do concelho de Vila Franca de Xira.

Morreu domingo, em Lisboa, aos 98 anos, Arquimedes da Silva Santos, especialista em neuropsiquiatria infantil, poeta, escritor e ensaísta. É autor de uma extensa obra literária e era uma figura maior da cultura do concelho de Vila Franca de Xira. Enquanto universitário em Coimbra, teve uma grande actividade teatral e literária com nomes como Fernando Namora, Joaquim Namorado, Fernando Lopes Graça, João José Cochofel e Eduardo Lourenço. Com Alves Redol, Dias Lourenço e outros, criou ainda antes da sua estadia em Coimbra, o movimento neorrealista em Vila Franca de Xira, percursor do movimento a nível nacional.

Foi agraciado pela presidência da república em 1998 com a comenda da Ordem do Infante Dom Henrique e em 2001 com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública.

O MIRANTE publicou diversas notícias envolvendo a presença de Arquimedes da Silva Santos no Museu do Neo-Realismo, mas uma das suas últimas grandes entrevistas pode ser lida aqui (https://omirante.pt/semanario/2007-06-20/entrevista/2007-06-20-se-dependesse-do-dinheiro-que-ganhei-como-medico-andava-a-pedir-esmola).

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo