Sociedade | 11-01-2020 12:30

Poluição voltou ao Tejo na zona de Abrantes

Poluição voltou ao Tejo na zona de Abrantes

Bloco de Esquerda denunciou a situação e vai interpelar o ministro do Ambiente.

A cor acastanhada da água e a formação de espuma num padrão “já bem conhecido” levaram o Bloco de Esquerda (BE) de Abrantes a emitir um comunicado que alerta para a poluição do rio Tejo. “O rio Tejo continua a ser alvo de atentados ambientais como se confirma por um conjunto de observações e registos diários que se iniciaram a 1 de Dezembro de 2019 e ainda continuam a 6 de Janeiro de 2020. Estas observações foram registadas em vídeo e fotos, na margem direita do rio junto ao açude de Abrantes. Foram também recolhidos testemunhos de pescadores e outros cidadãos que se deslocam regularmente ao açude insuflável de Abrantes”, pode ler-se.

De acordo com aquela força política, nas manhãs dos dias 31 de Dezembro e 5 de Janeiro, segundo o testemunho de pescadores, a espuma tinha uma altura de cerca de um metro junto a ambas as margens, tendo sido feitas duas denúncias: uma para a linha SOS Ambiente e Território e outra para a PSP de Abrantes.

No mesmo comunicado o BE afirma que irá interpelar o ministro do Ambiente, Pedro Matos Fernandes, sobre a eficácia da contratação de recursos humanos para fiscalização do rio e sobre o anunciado fim da impunidade “decretado” pelo Governo há mais de três anos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo