Sociedade | 18-01-2020 18:00

Posto da GNR de Coruche continua à espera das prometidas obras

Posto da GNR de Coruche continua à espera das prometidas obras

Deputados questionaram o Governo sobre essa questão mas não obtiveram resposta.

O Ministério da Administração Interna (MAI) não deu resposta às questões colocadas pelos deputados do PSD eleitos pelo círculo de Santarém sobre a necessidade de obras urgentes no posto da GNR de Coruche, limitando-se a dar informações sobre os postos de Alpiarça e Benavente.

Uma situação que a comissão política distrital do PSD considera “no mínimo, anedótica”, pois para além de não fazer qualquer alusão à questão principal – a do posto de Coruche - revela que está em elaboração um projecto de remodelação para o posto de Benavente, no valor de 775.400 euros (mais IVA)”. Um valor que o PSD considera “muito exagerado” para uma remodelação, tendo em conta que o posto da GNR de Benavente funciona num apartamento no rés-do-chão de um prédio habitacional.

Quanto ao posto da GNR de Coruche, os deputados do PSD Isaura Morais, João Moura e Sónia Ferreira lembravam - na pergunta datada de 28 de Novembro de 2019, dirigida ao Ministério da Administração Interna - que a necessidade de obras remonta há mais de uma década. A degradação tem-se agravado com a passagem dos anos. Os deputados alertam que chove dentro do quartel, o telhado está em risco, as casernas/camaratas não têm as mínimas condições e a água dos balneários infiltra para o rés-do-chão e paredes.

Considerando que esse edifício centenário “não tem as mínimas condições” para a GNR trabalhar, os deputados recordaram que em 2017 foi anunciado que o posto de Coruche iria entrar em obras em 2018 e perguntaram ainda que medidas pensava o Governo adoptar para solucionar o problema.

Na resposta, o ministério dirigido por Eduardo Cabrita nada diz sobre o posto de Coruche, mas anuncia obras de remodelação para 2021 no posto de Benavente e informa que em relação a Alpiarça a solução passa pela construção de novas instalações. “Prevê-se que o projecto de execução seja aprovado durante o próximo ano, para posterior início da empreitada, com uma estimativa de custos de 965.400 euros mais IVA”, lê-se na resposta do MAI aos deputados, datada de 26 de Dezembro de 2019.

Associação de Profissionais da Guarda exige obras

Em Abril de 2019, a Associação de Profissionais da Guarda (APG) exigia que as obras de requalificação das instalações da GNR de Coruche se iniciassem de imediato e considerava uma “afronta” a demora no início das obras, consideradas de primeira prioridade.

Na mesma altura, o presidente da Câmara de Coruche dizia que a requalificação das instalações da GNR em Coruche devia avançar em 2020. Uma informação dada por Francisco Oliveira depois de ter reunido, na Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, com o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

Segundo o autarca, o atraso da empreitada deveu-se, sobretudo, à demora na elaboração do projecto, realizado por uma empresa externa. “Agora temos de aguardar a abertura do concurso público da empreitada para, em 2020, as obras finalmente se iniciarem”, adiantava Francisco Oliveira a O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo