Sociedade | 19-01-2020 15:00

Autarca de Ourém pede soluções ao secretário de Estado da Saúde

Autarca de Ourém pede soluções ao secretário de Estado da Saúde

Criação de um serviço de urgência, assinatura dos protocolos com a ARS e os motivos que levam o CODU a encaminhar utentes do concelho para Abrantes em vez de Leiria foram alguns dos temas abordados.

O presidente da Câmara de Ourém, Luís Miguel Albuquerque (PSD), reuniu com o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, para discutir assuntos como a criação de um serviço de urgência em Ourém, a demora na assinatura dos protocolos com a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo ou os motivos que levam o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) a encaminhar utentes de Ourém para Abrantes em vez de Leiria.

Segundo nota de imprensa do município de Ourém, António Lacerda Sales comprometeu-se a analisar a viabilidade da criação de um novo serviço de urgência no Centro de Saúde de Ourém, a funcionar durante a semana, por forma a aliviar a afluência de munícipes ao Serviço de Urgências do Hospital de Santo André, em Leiria.

A demora na assinatura dos protocolos pela ARS foi outro dos temas que o secretário de Estado se comprometeu a analisar, assim como as reais motivações que têm levado o CODU a encaminhar utentes para o Hospital de Abrantes e não para o de Leiria, que fica mais próximo. A este propósito, o presidente da autarquia considera a situação incorrecta, propondo uma articulação mais estreita entre as entidades competentes, a bem de uma seriação diferenciada, conforme tinha já sugerido na reunião com a ministra da Saúde, Marta Temido, em Abril do ano passado.

Luís Albuquerque aproveitou a reunião para falar da falta de profissionais do sector, nomeadamente médicos e enfermeiros. O autarca considerou que o concelho de Ourém, sendo o segundo maior do distrito em termos de população, está mal servido e há cerca de 1.300 utentes sem médico de família, mil inscritos em Ourém e 300 inscritos na Unidade de Cuidados de Saúde Primários de Caxarias.

João Moura, deputado e presidente da Assembleia Municipal de Ourém, e Filipe Baptista, chefe do gabinete de apoio à presidência, estiveram também presentes na reunião que decorreu no Ministério da Saúde, em Lisboa, a 2 de Janeiro.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo