Sociedade | 19-01-2020 07:00

Divisões entre corporações prejudicam bombeiros e comunidade

Divisões entre corporações prejudicam bombeiros e comunidade

Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira traçou ideias para o futuro das associações durante a tomada de posse dos novos órgãos sociais dos bombeiros da cidade.

Apostar na formação conjunta e criar uma central única que abranja todas as corporações de bombeiros do concelho de Vila Franca de Xira são factores determinantes para uma melhor resposta à comunidade. A ideia foi defendida na noite de segunda-feira, 13 de Janeiro, pelo presidente daquele município, Alberto Mesquita, durante o discurso da tomada de posse dos novos órgãos sociais dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira.

O autarca lembrou que actualmente se vive “uma nova fase” e que por isso as associações têm de ser capazes de fazer mais com muito menos, dando como exemplo, também, o projecto de organização conjunta dos corpos de bombeiros do concelho que está neste momento a ser discutido entre a câmara e as associações. “Quanto mais unidos os corpos de bombeiros estiverem mais conseguiremos atingir. Quando não estão unidos todos temos a perder com isso”, avisou o autarca.

Alberto Mesquita anunciou também que a Protecção Civil Municipal irá instalar-se no quartel da cidade, “local onde sempre deveria ter estado”, através de um protocolo já aprovado por unanimidade em reunião de câmara e que vai ser assinado entre a câmara e a corporação.

Depois de uma campanha eleitoral aguerrida e cheia de polémica, a tomada de posse dos novos órgãos sociais decorreu num ambiente de tranquilidade. O novo presidente da direcção, e ex-comandante da corporação, Pedro Lopes, elogiou o facto de ser um dia que ficará na memória, depois da associação ter evidenciado nas últimas eleições um grande dinamismo e vitalidade. “Tudo faremos para defender os interesses desta casa e das corporações. Este elenco é composto por muitos antigos bombeiros e por isso estamos empenhados em servir”, anunciou.

O dirigente prometeu manter um clima de bom relacionamento com os poderes públicos e convidou para a tomada de posse os dirigentes do Ateneu Vilafranquense e da União Desportiva Vilafranquense, duas associações com quem diz querer estabelecer parcerias futuras.

As eleições realizaram-se a 16 de Dezembro e votaram 229 sócios de um universo de 2.500. A lista vencedora arrecadou 133 votos, mais 42 votos que a segunda lista mais votada.

Além de Pedro Lopes, os novos corpos sociais integram, na assembleia-geral: João Faria (presidente), Miguel Santos (vice-presidente), Rui Lobo (primeiro secretário) e Vicente Graça (segundo secretário). Na direcção: Pedro Lopes (presidente), Manuel Santos (vice-presidente), Arlindo Gouveia (primeiro secretário), João Esteves (segundo secretário), Rui Pereira (tesoureiro), Albino Lopes e Ricardo Pereira (vogais). No conselho fiscal estão Bernardino Lima (presidente), José Serpins (primeiro secretário) e Adriana Carreiro (relator).

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo