Sociedade | 19-01-2020 10:00

Falta de médicos castiga Póvoa de Santa Iria

No concelho de Vila Franca de Xira estão 9.548 utentes sem médico atribuído e a recorrer a consultas de recurso ou às urgências do hospital.

A cidade da Póvoa de Santa Iria é a mais afectada com a falta de médicos no concelho de Vila Franca de Xira, estando actualmente em falta três clínicos para todas as necessidades, o que resulta em mais de quatro mil pessoas sem médico de família.

São, ao todo, 9.548 as pessoas que, naquele concelho, não têm hoje médico de família atribuído e são obrigadas a recorrer a consultas de recurso ou às urgências do hospital para poderem ser atendidas.

Os dados foram revelados na última reunião pública de câmara pela vereadora com o pelouro da saúde naquele executivo, Fátima Antunes (PS), após ter sido questionada pela CDU sobre o ponto de situação. A vereadora Cláudia Martins (CDU) lamentou que muita gente ainda esteja a ser obrigada a ir de madrugada para as filas às portas dos centros de saúde na esperança de conseguir ser atendida. Incluindo pessoas idosas e de mobilidade condicionada. “Eu própria constatei que há pessoas a esperar desde as quatro e cinco da manhã à porta do centro de saúde de Alhandra para marcar uma consulta de recurso”, lamentou.

Em Alhandra está em falta um médico e, segundo Fátima Antunes apurou junto do Agrupamento de Centros de Saúde, em Alverca o número de utentes sem médico corresponde à necessidade de “aproximadamente um médico e meio”, porque cada um pode ter uma listagem de 1.500 a 1.900 utentes.

Os dados revelados mostram também que na extensão de saúde do Bom Sucesso/Arcena há 300 utentes sem médico. Em Vialonga também falta um clínico. A situação, promete a autarca, está a ser acompanhada com atenção pela câmara municipal.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo