Sociedade | 19-01-2020 15:00

Jovens cientistas de vários países reúnem-se em Santarém

Jovens cientistas de vários países reúnem-se em Santarém

Iniciativa decorreu entre os dias 8 e 11 de Janeiro e juntou cerca de meia centena de alunos vindos de vários pontos do mundo.

“A luta contra a desertificação: o grande desafio para os jovens” foi o tema do XXII Encontro Internacional de Jovens Cientistas das Escolas Associadas da Unesco. A iniciativa, que teve início no dia 8 de Janeiro e foi promovida pela Escola Secundária Sá da Bandeira, de Santarém, terminou no sábado, dia 11, com a entrega dos certificados de participação pela directora do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, Adélia Esteves.

Durante esses dias os alunos participaram em palestras, fizeram exposições de trabalhos e realizaram uma visita de estudo ao Alentejo sobre a temática: “Alentejo: um futuro deserto ou um oásis de oportunidades?”. Segundo alguns dos jovens estudantes, a ida ao Alentejo foi o mais interessante da iniciativa porque tiveram oportunidade de conhecer uma parte do país que muitas vezes é esquecida.

“O encontro foi um sucesso. Estamos a construir uma grande família e para o ano vamos cá estar de novo para apresentar mais projectos e dar a possibilidade aos alunos de viverem experiências e conhecerem colegas vindos de outras escolas e de outros países”, afirma Adélia Esteves.

Nesta edição do encontro participaram 44 alunos, acompanhados por 22 professores, vindos de 15 escolas da Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, Itália e Portugal. A representar a região estiveram os alunos da Escola Secundária Maria Lamas, de Torres Novas, e da Escola Secundária Sá da Bandeira, de Santarém.

O encontro do próximo ano já tem data marcada e vai ter como tema: “Economia vs Ética: Como erradicar o trabalho infantil para forjar um futuro sustentado”. Em 2021 comemora-se o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil declarado pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo