Sociedade | 19-01-2020 12:30

Sangue novo na liderança dos Bombeiros de Alverca

Sangue novo na liderança dos Bombeiros de Alverca

Novos órgãos sociais tomaram posse no sábado e prometem dar continuidade ao trabalho deixado pelas direcções presididas por Luís Coimbra, que esteve 22 anos à frente da associação e foi aplaudido de pé.

Melhorar as condições de funcionamento do quartel e do corpo de bombeiros bem como continuar a dar a melhor resposta possível à comunidade são alguns dos objectivos principais dos novos corpos sociais dos Bombeiros Voluntários de Alverca, que tomaram posse no sábado, 11 de Janeiro.

Há 22 anos que os anteriores dirigentes estavam em funções por falta de gente disponível para refrescar os órgãos sociais. Depois de muita ponderação surgiu a lista encabeçada, na direcção, por José Pacheco Pina. “Todos juntos vamos fazer desta associação um exemplo no concelho. O comandante Alberto Fernandes também quis continuar e tem toda a nossa confiança. Acredito que vamos conseguir levar esta associação avante. Estamos cá para arranjar soluções e ajudar a uma mudança positiva”, explicou o novo presidente.

Apesar da lista conter alguns nomes que transitaram dos anteriores órgãos sociais, para a maioria esta será a primeira vez que estão à frente de uma associação, pelo que pediram compreensão nos primeiros tempos. “Somos gente nova que nunca esteve nisto, estamos também aqui para aprender”, notou José Pina.

O dirigente lançou um agradecimento sentido ao anterior presidente, Luís Coimbra, que esteve 22 anos no cargo. “Não é qualquer pessoa que fica tanto tempo numa casa destas a dar do seu tempo voluntariamente. Tiro-vos o chapéu e acho que a sociedade vos fica muito grata por tudo o que fizeram”, elogiou. Luís Coimbra acabou por ser aplaudido de pé, demoradamente, pela quase meia centena de convidados que assistiu à cerimónia de posse.

Protecção Civil está caduca

No seu primeiro discurso enquanto presidente, José Pina lançou duras críticas ao sistema e à forma de funcionamento da protecção civil nacional, defendendo a profissionalização dos corpos de bombeiros. “O sistema está caduco, obsoleto, passou de moda e está ligado a uma máquina. Não sei como levar este barco a bom porto com voluntários e associações dependentes de subsídios. Este tipo de serviço, ao invés de ser feito pela boa vontade das pessoas, deve ser feito por profissionais, bem pagos e bem formados”, defendeu, prometendo lutar para que o sistema seja revisto e alterado.

O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, deixou uma palavra de incentivo para os novos órgãos sociais e lembrou que sem o apoio que a câmara dá a todas as corporações de bombeiros do concelho – na casa de um milhão de euros anuais – a situação seria ainda pior.

Os novos corpos sociais

Os novos corpos sociais dos Bombeiros de Alverca são constituídos por, na assembleia-geral: Maria Raquel Pereira (presidente), Fernando Barreto e Francisco Anacleto (vice-presidentes), Maria Monteiro (primeira secretária) e Maria Rodrigues (segunda secretária). Na direcção tomaram posse José Pacheco de Pina (presidente), Gonçalo Rocha e Manuel Flores (vice-presidentes), Lucília Antunes (1º secretário), Andreia Roupeta (2º secretário), Olga Martins (tesoureira), Paula Sousa e António Carvalho (vogais). No conselho fiscal foram empossados Cristina Bento (presidente), Acácio Carvalho (secretário) e Helena Caldeira (relator).

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo