Sociedade | 20-01-2020 07:00

Distrital e concelhias do PS vão a votos sem grandes ondas

Distrital e concelhias do PS vão a votos sem grandes ondas

O poder parece ter arrefecido os ânimos dos militantes socialistas e as eleições para os órgãos distritais de Santarém e para algumas das maiores concelhias anunciam-se sem grandes disputas ou polémicas internas.

O ainda líder distrital do PS, António Gameiro, 49 anos, vai deixar o cargo em breve por força dos estatutos, pois não pode cumprir mais do que quatro mandatos seguidos no cargo. No entanto, Gameiro não perdeu tempo e já anunciou a sua candidatura à concelhia socialista de Ourém, actualmente dirigida por Aura Fonseca. Para lhe suceder na liderança distrital avança Hugo Costa, 36 anos, também deputado à Assembleia da República, que deixa assim a presidência da concelhia socialista de Tomar. As eleições para a distrital devem ocorrer em meados de Março.

“Face ao meu percurso político e partidário, ao trabalho de proximidade que tenho vindo a desenvolver em toda a região e às crescentes manifestações de apoio e incentivo de muitos militantes do PS, decidi candidatar-me a presidente da Federação Distrital de Santarém, tendo a consciência de que um dos próximos grandes desafios é a preparação das eleições autárquicas de 2021”, escreveu Hugo Costa na sua apresentação através das redes sociais.

Nesta dança de cadeiras, o vice-presidente da Câmara de Tomar, Hugo Cristóvão, já anunciou também a sua candidatura à vaga deixada por Hugo Costa à frente do PS nabantino, onde já esteve entre 2005 e 2011. Na sua página no Facebook, o autarca disse não ser um desejo pessoal voltar a essas funções mas, apesar de ter ponderado não o fazer, “a realidade impõe-se sempre”. O candidato promete “trabalhar por Tomar e pelos tomarenses, não só no apoio às dezenas de autarcas no concelho e à sua missão, mas também na preparação para as contendas eleitorais que já se vão vislumbrando no horizonte”.

O regresso de Manuel Afonso em Santarém

Em Santarém, o actual deputado e antigo vice-presidente da câmara, Manuel Afonso, 69 anos, é candidato à liderança da concelhia socialista, sendo muito provavelmente o único candidato a suceder a José Miguel Noras, outro veterano da política escalabitana que decidiu não se recandidatar ao cargo. A entrega de listas está aberta até 23 de Janeiro e as eleições são no dia 31 de Janeiro.

Manuel Afonso, que é também dirigente distrital do PS, já foi dirigente da concelhia de Santarém em anteriores ocasiões e tudo indica que não vai ter oposição, dados os apoios que cativou, começando logo pelo ainda presidente da concelhia. Longe vão os tempos em que os dois estiveram em lados opostos da barricada em lutas internas que apearam José Miguel Noras da presidência da Câmara de Santarém, em final de 2001.

A O MIRANTE, Afonso justifica a sua candidatura pela indisponibilidade manifestada por José Miguel Noras, que pretende dar prioridade a trabalhos literários que tem em mãos. “Sempre estive disponível para trabalhar pelo partido”, diz Manuel Afonso, não escondendo que a prioridade do mandato será a preparação das eleições autárquicas de 2021 e a tentativa de reconquistar a Câmara de Santarém, perdida para o PSD em 2005.

“Sabemos que Santarém é um concelho em pleno marasmo, que as pessoas sentem parado no tempo. Vamos tentar arranjar uma boa equipa para que Santarém se torne diferente da cidade que é hoje e os eleitores depois decidirão se querem continuar com a actual situação ou com uma nova solução”, afirmou Manuel Afonso.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo