Sociedade | 21-01-2020 10:00

Município limita acesso de automóveis à barragem dos Patudos

Município limita acesso de automóveis à barragem dos Patudos

Câmara de Alpiarça está ainda a preparar um regulamento específico, com o objectivo de punir quem faz um uso abusivo do espaço.

A Câmara de Alpiarça bloqueou ao trânsito automóvel os acessos à margem sul da barragem dos Patudos e está a criar um regulamento específico para poder autuar quem utilize o espaço de forma “abusiva, onde a falta de civismo impera”, revelou o presidente da Câmara de Alpiarça, Mário Pereira (CDU).

A medida vinha já a ser pensada há algum tempo e, desde a primeira semana do ano, que nos acessos à margem sul foram colocadas barras de cimento e traves em madeira, para interditar a circulação de veículos. As bicicletas e motas podem continuar a circular, bem como as pessoas. A iniciativa foi aplaudida pela oposição na reunião de câmara de 10 de Janeiro, tendo sido sublinhada a importância de ser criado um regulamento para a utilização da barragem.

Mário Pereira recordou que houve um conjunto de iniciativas tomadas por parte da câmara, para tentar disciplinar quem faz um uso abusivo da albufeira, que não tiveram resultados. Desta vez foi tomada uma medida “mais musculada” para tentar controlar o acesso ao espaço.

No caso de ser necessário passar um veículo de emergência para prestar algum tipo de socorro, estão asseguradas as passagens e o acesso ao local, garantiu o executivo. Sempre que existam concursos de pesca o acesso está também garantido, uma vez que as barras de cimento e as traves de madeira são amovíveis.

Quanto ao regulamento que está a ser criado, Mário Pereira avançou que o objectivo é que se possa passar a punir os infractores, situação que não está prevista. “O único regulamento que existe tem a ver com o uso da barragem para fins lúdicos, nomeadamente para a pesca. Vamos trabalhar para que este regulamento seja o mais extensivo e abrangente possível, salvaguardando os interesses de quem sempre fez um bom uso da barragem, como é o caso dos pescadores”, sublinhou o autarca.

Mário Pereira anunciou ainda que tem uma reunião marcada com a secretaria de Estado do Ambiente, no dia 16 de Janeiro, para falar sobre a poluição na barragem dos Patudos. “Sabemos que a barragem de Alpiarça não tem interesse prioritário, porque não é utilizada para abastecer a população ou animais, mas vamos tentar sensibilizar a secretaria de Estado para o interesse turístico deste local”, enquadrou.

A autarquia vai solicitar à tutela que seja feito um tratamento global na Barragem dos Patudos, nomeadamente no que respeita à situação de eutrofização da água, através de fundos comunitários que possam suportar esse investimento.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo