Sociedade | 28-01-2020 15:00

Avaria do raio-x do Centro de Saúde de Alcanena obriga utentes a ir ao privado

Administração Regional de Saúde confirma situação e diz que avaria deve-se à antiguidade do equipamento.

O equipamento de raio-x do Centro de Saúde de Alcanena está avariado há cerca de dois meses, obrigando os utentes a terem de se deslocar ao privado para realizar os exames de diagnóstico. Segundo o que O MIRANTE conseguiu apurar junto de fonte do Centro de Saúde de Alcanena, o aparelho já não se encontrava a funcionar devidamente há alguns meses, antes de ter ficado inoperacional. A mesma fonte afirma ainda que neste momento as duas técnicas que realizam exclusivamente raios-x estão sem qualquer tarefa para fazer durante o dia.

Contactado por O MIRANTE, a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo confirma a situação e explica que se trata de um equipamento com vários anos de utilização, pelo que a avaria decorre sobretudo dessa antiguidade. A entidade refere ainda que foram tomadas as devidas diligências para que o equipamento fosse reparado, estimando-se que tal ocorra “oportunamente”.

Em relação aos utentes terem de se deslocar ao privado, a ARS afirma que, por haver essa hipótese ao dispor de todos, quem tem a necessidade de realizar raio-x está a ser reencaminhado para entidades convencionadas com o Serviço Nacional de Saúde.

Quanto às funcionárias da unidade de radiologia do Centro de Saúde de Alcanena, a ARS diz que têm estado a colaborar com as equipas de saúde, atendendo às suas competências profissionais.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo