Sociedade | 23-02-2020 18:00

Atleta Carolina Feliz e músico Ricardo José são os reis do Carnaval de Tomar

Atleta Carolina Feliz e músico Ricardo José são os reis do Carnaval de Tomar

Ano após ano a organização vai fazendo crescer os festejos com o envolvimento da cidade.

Carolina Feliz que, aos 60 anos, se sagrou campeã nacional de Estrada, e Ricardo José, 42 anos, músico com vários álbuns editados, vão ser os Reis do Carnaval deste ano, em Tomar. Ambos confessaram a O MIRANTE que ficaram surpreendidos por terem sido escolhidos mas não escondem o orgulho por poderem representar a sua terra no desfile carnavalesco que se realiza na tarde de terça-feira, 25 de Fevereiro.

Carolina Feliz já escolheu os seus dois fatos. Um para o desfile e outro para o baile de Carnaval. Ricardo José confessa que ainda anda a ver desses pormenores. Os dois vão participar no corso, numa charrete puxada por cavalos.

Luís Honório e Paulo Duarte, da TomarIniciativas, associação responsável pela organização do Carnaval de Tomar, explicam a O MIRANTE que no desfile vão participar cerca de meio milhar de participantes, uma dezena de carros alegóricos, ornamentados por associações do concelho, cerca de meia centena de cabeçudos e a fanfarra de música.

Os festejos começam na sexta-feira, 21 de Fevereiro, com a participação das crianças do jardim-de-infância e primeiro ciclo, que vão terminar o seu desfile na Praça da República, em frente ao edifício da câmara municipal, onde não vai faltar animação musical. Nas noites de sábado e segunda-feira há bailes de Carnaval, na tenda do mercado municipal.

O corso sai da entrada da Mata dos Sete Montes, às 16h00, e segue pela Rua Cândido Madureira, Avenida Norton de Matos, Alameda 1 de Março e termina na Praça da República. Qualquer pessoa se pode juntar ao desfile, mesmo que o decida fazer no próprio dia. Não existe um tema definido. Cada grupo ornamenta o seu carro a gosto.

Luís Honório explica que a associação pretende que o Carnaval em Tomar volte a ter o fulgor de outros tempos em que era considerado um dos maiores do país.

A TomarIniciativas foi criada em 2008 por um grupo de amigos ligados à música e ao espectáculo que pensaram que deveriam fazer qualquer coisa pela sua cidade. “Na altura considerámos que Tomar tinha falta de eventos culturais e não houve Carnaval na cidade durante uns 15 anos. Quisemos retomar essa tradição. Ainda não conseguimos chegar àquilo que já foi mas temos o objectivo de todos os anos fazer um bocadinho melhor”, refere Luís Honório.

A Câmara de Tomar dá um apoio de oito mil euros, que a associação considera pouco. “Como no nosso concelho as indústrias praticamente não existem e o comércio está fraco é difícil conseguir patrocínios. Temos que nos cingir ao apoio da câmara. Com mais dinheiro conseguiríamos fazer coisas muito melhores e mais bonitas”, afirma o dirigente, acrescentando que a associação distribui uma parte desse apoio do município pelas associações que querem participar com carros alegóricos.

Os dirigentes consideram importante manter estas tradições vivas e que os tomarenses já mostraram que gostam de Carnaval. “Este tipo de eventos traz pessoas de fora que vão deixar cá dinheiro e isso é importante para o desenvolvimento económico do concelho. Por isso defendemos que o apoio municipal poderia ser um pouco maior”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo