Sociedade | 23-02-2020 18:00

Samora Correia pronta para o seu Carnaval Trapalhão com um cheirinho a Brasil

Samora Correia pronta para o seu Carnaval Trapalhão com um cheirinho a Brasil

Grupos de amigos e famílias inteiras começaram a organizar tudo há meses.

Há quem diga que o Carnaval de Samora Correia é o maior do Ribatejo pela forma como junta milhares de foliões nas ruas da cidade, despidos de preconceitos e invadidos pelo ritmo que sacode o frio.

A festa mais colorida do ano é organizada pela Associação Recreativa e Cultural Amigos de Samora (ARCAS) há 35 anos, mas envolve toda a cidade que se junta em grupos de amigos e familiares para preparar as máscaras, os trajes e ensaiar as coreografias mais ou menos inspiradas no samba do Rio de Janeiro (Brasil).

Em Samora o Carnaval não tem um mote específico para a sátira, porque o que se defende é a diversidade e originalidade de cada grupo. “Assume-se como o maior do Ribatejo e como um Carnaval trapalhão, onde não se impõe nada a ninguém. Cada grupo apresenta o seu tema à ARCAS e a partir daí começa-se a trabalhar a preparação dos fatos e carros alegóricos”, explica o presidente da associação, Ruben Vicente.

Os preparativos já começaram em Setembro de 2019, com a apresentação dos grupos e das ideias para os trajes, mas mesmo assim, confessa Ruben, quando falta uma semana ainda há muito por fazer.

Os carros alegóricos, preparados no norte do país, vão chegando um a um, ao longo da semana que antecede o desfile, enquanto os grupos trabalham os últimos detalhes dos seus fatos, às escondidas, para conseguirem surpreender.

A população e comunidade escolar também não foram esquecidas e ficaram responsáveis por enfeitar as máscaras de gesso que vão dar brilho e cor ao pavilhão onde acontecem os Bailes de Carnaval nas noites de sábado, 22 de Fevereiro e segunda-feira, dia 24.

As máscaras, explicou o dirigente, foram deixadas na creche da Fundação Padre Tobias e Junta de Freguesia de Samora Correia para que cada um pudesse levar para casa e decorar a seu gosto. Isto porque a “organização considera importante envolver o maior número de pessoas nesta festa que é de todos”.

Este ano para os dois cortejos que acontecem no domingo, 23 de Fevereiro, e na terça-feira seguinte são esperadas 50 mil pessoas para ver as centenas de figurantes divididos por sete grupos e os carros alegóricos que vão sair às ruas.

A cantora Xana Carvalho e o actor Afonso Vilela são os artistas convidados, mas os reis da festa são da terra. Foram escolhidos pela ARCAS pelas suas vastas participações no Carnaval Hélder Salema e Teodora Coutinho vão ser o rei e a rainha do corso carnavalesco de 2020.

Orçamentado em mais de 30 mil euros, o Carnaval de Samora Correia tem na Câmara de Benavente o seu maior apoio que, todos os anos, contribui com um subsídio no valor de 10 mil euros. O restante, explica Ruben Vicente, é conseguido com a ajuda dos empresários e comerciantes locais e junta de freguesia, já que este Carnaval não cobra entrada. “É uma factura grande, mas que acaba por ser recompensada pela diversão que se sente e vive nas ruas”, conclui, sublinhando que é um investimento na economia e comunidade que vibra a brincar ao Carnaval.

Com um interregno de dois anos Marinhais regressa ao corso trapalhão

O corso trapalhão foi interrompido por desentendimentos dentro da antiga Comissão do Carnaval de Marinhais, concelho de Salvaterra de Magos, em 2017. Desde então o Carnaval foi celebrado apenas com os bailes feitos no recinto da Comissão de Festas.

É com entusiasmo que Cremilda Oliveira, tesoureira da nova Comissão do Carnaval de Marinhais, criada em 2019 e liderada por José Apolinário, conta a O MIRANTE que este ano o corso vai voltar à Estrada Nacional (EN) 367.

“O Carnaval de Marinhais faz parte da nossa tradição, é aquilo que conta a história da terra. Temos que alimentar as tradições para que não morram”, adianta Cremilda, mais conhecida por Mildinha.

“Se não houvesse Carnaval seria o terceiro ano consecutivo. As pessoas estão satisfeitas por termos recuperado a tradição”, reforça a tesoureira, confirmando que há um apoio monetário da Câmara de Salvaterra de Magos e da Junta de Freguesia de Marinhais, embora não revele o valor.

O corso trapalhão é um desfile improvisado, o que traz algumas dores de cabeça à organização. A poucos dias do primeiro desfile Mildinha confessa que ainda não sabe o número concreto de carros alegóricos. “Há muitas pessoas que estão a fazer os carros às escondidas e querem aparecer de surpresa. Isso deixa-nos um pouco apreensivos em termos de organização.”

Revela que até já fez um apelo no Facebook para que os participantes comecem a entrar em contacto com a associação para ser devidamente organizada a saída do desfile e adianta que, da parte da comissão organizadora, estão confirmadas duas galeras grandes, o carro dos reis e dois carros pequenos. Há também uma galera de um grupo de zumba de Salvaterra de Magos que já confirmou presença e muitos carros alegóricos. Devendo o corso ultrapassar as duas dezenas de carros participantes. Os cantores Iran Costa e Edna Pimenta são os cabeça-de-cartaz do Carnaval de Marinhais cujo programa decorre entre 21 e 26 de Fevereiro.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo